
O CHEGA já tinha lançado o desafio ao Governo Regional para que se definisse o que se pretende para a Região ao nível do desporto: ou se aposta apenas em formação, ou se aposta a sério na alta competição. Para isso é preciso que haja uma verdadeira política desportiva para os Açores e, depois, definir o rumo que se pretende alcançar.
Foi esta a mensagem transmitida pelos deputados José Pacheco e Olivéria Santos à Direcção do Clube União Sportiva e do Clube K, numa reunião onde foi debatido o anunciado fim do apoio da palavra “Açores” – um apoio extraordinário, concedido através de Resolução do Conselho de Governo, e que é um suporte financeiro que ajuda os clubes a alcançar patamares competitivos mais elevados.
Para o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, o apoio ao desporto “tem de ser directo aos clubes que estão a fazer o percurso competitivo, e não através de subterfúgios para haver mais apoio do Governo”, explicando que não estando estes apoios definidos por lei – apenas por Resolução de Conselho de Governo – mais facilmente podem ser cortados.
“Eu não gosto de “boas vontades”. Estes apoios têm de estar contemplados na lei, para se fazerem cumprir” e não deixar de apoiar de um dia para o outro, os clubes com as suas programações desportivas já definidas a longo prazo.
Para José Pacheco, enquanto não houver um plano estratégico para o desporto na Região e uma verdadeira política desportiva, este apoio extraordinário não deve acabar, sob pena de se voltar a demorar largos anos até que as várias modalidades desportivas Açorianas consigam alcançar os mais altos patamares do desporto nacional e internacional.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU






