O deputado José Pacheco questionou hoje o Governo Regional sobre apoios à aquisição de viaturas elétricas para as famílias açorianas. Falando numa sessão de perguntas ao Governo Regional sobre a estratégia regional para a energia, o CHEGA lembrou que a fatura da energia “significa uma grande parte do orçamento de uma família” e que o apoio à aquisição de viaturas elétricas baixou, continuando a ser “muito caro comprar uma viatura elétrica”.
Por que os tempos modernos obrigam a alguma mobilidade, e muitos açorianos têm mais de um carro em casa, o CHEGA entende que é necessário ter soluções para minimizar os gastos familiares com os combustíveis fósseis, além da preocupação ambiental que deve ser tida em conta. “Andamos há décadas a marcar passo. Tinha eu 15 anos, estudava eletricidade, e já se falava na geotermia e no potencial geotérmico das nossas ilhas”, lembrou o deputado que referiu que não houve, entretanto, grande evolução. “Continuamos dependentes dos combustíveis fósseis e continuam os açorianos a pagar a fatura”, destacou.
Há poucos pontos públicos de carregamento elétrico, o apoio governamental à aquisição de viaturas elétricas diminuiu e “sai muito mais caro comprar um carro elétrico”, justificou José Pacheco. Neste sentido, acrescentou que “se este é o caminho, temos de firmar compromissos e isso tem de ser feito pelo Governo Regional”. Por isso, questionou “qual o compromisso que vamos assumir em relação às famílias na aquisição de viaturas elétricas?”.
CHEGA/AÇORES/RÁDOILHÉU