ÚLTIMAS

AÇORES | Chega exige respostas da República e do Governo Regional em defesa dos jovens agricultores

288views

A deputada do CHEGA à Assembleia da República eleita pelo círculo eleitoral dos Açores, Ana Martins, fez-se acompanhar pelos deputados regionais Francisco Lima e Hélia Cardoso, numa reunião com a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT) no âmbito da sua visita oficial aos Açores.

No encontro, que reforça o compromisso do CHEGA no contacto directo e permanente com os cidadãos, empresas e instituições da Região, foram abordados diversos temas fundamentais para a agricultura Açoriana, nomeadamente o peso insuportável das contribuições para a Segurança Social impostas aos jovens agricultores, considerado um verdadeiro “garrote financeiro” para quem quer investir no sector.

A falta de pagamento dos apoios prometidos pelo Governo da República aos agricultores Açorianos – apesar das promessas repetidas em dois actos eleitorais por parte do Primeiro-Ministro Luís Montenegro, bem como a inoperacionalidade do sistema de incentivos à agricultura na Região, que, três anos após a sua entrada em vigor no continente, continua por implementar na Região Autónoma, assim como a degradação dos caminhos agrícolas na Terceira e a falta de acesso a água para as explorações, foram temas abordados na reunião.

Aos deputados, a AJAT manifestou ainda preocupação com os apoios à agricultura biológica – sem exigência de produção efectiva para consumo humano, o que pode originar situações de abuso de fundos públicos – referindo também o excesso de associações agrícolas sem estrutura nem actividade útil, que subsistem à custa de apoios estatais. Os jovens agricultores remetem também para uma urgente actualização do regime da agricultura familiar, cuja legislação está desactualizada desde 2016 e não reflecte a realidade económica atual.

A falta de apoio aos agricultores no acesso à contabilidade organizada, bem como a inércia do poder político no combate a pragas foram temas abordados pelos jovens lavradores Terceirenses, sendo questões que condicionam gravemente o desenvolvimento da actividade agrícola.

Neste sentido, e porque o CHEGA está ao lado de quem trabalha e de quem produz, os deputados comprometem-se a levar as reivindicações ao Governo da República e ao Governo Regional dos Açores, exigindo medidas concretas e imediatas que garantam o respeito e o apoio efectivo ao sector agrícola Açoriano e, em especial, aos seus jovens agricultores.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.