
O FundoPesca – Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores deve ser revisto, mas os pescadores devem ser ouvidos e a sua opinião tida em conta, já que como está actualmente, o FundoPesca não serve os homens do mar.
Foi esta a ideia manifestada pelos deputados do CHEGA, José Pacheco e Olivéria Santos, junto a pescadores em Rabo de Peixe que se queixam que embora o FundoPesca tenha sido activado não é suficiente para fazer face a largas semanas sem qualquer rendimento por não terem ido para a faina.
Perante as condições atmosféricas adversas que se têm feito sentir nas últimas semanas, há barcos que não saem para o mar há mais de um mês, havendo quebras no rendimento dos pescadores. Ora, o FundoPesca é um mecanismo de compensação para fazer face exactamente a essa perda de rendimentos devido ao mau tempo, no entanto, os pescadores queixam-se que o valor a receber é insuficiente.
Para o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, os pouco mais de 400 euros por pescador é manifestamente pouco, e os pescadores “sentem que estão a ser enganados, porque eles descontam para o FundoPesca, aquele dinheiro é deles. O Governo Regional pode ter razão matematicamente, mas esse valor não é justo para famílias que estão há um mês sem pescar”.
José Pacheco defende a necessidade de uma revisão do FundoPesca, mas sempre ouvido os pescadores que sentem no dia-a-dia as dificuldades. “A ferramenta até pode ser boa, mas neste momento não está a ser boa para os pescadores. O FundoPesca tem de ser discutido, repensado, mas sempre com os pescadores. Não pode ser alguém num gabinete, que nunca viu uma garoupa na vida, que decide a vida do pescador”, reafirmou.
Até porque, refere o parlamentar, é uma questão de justiça social. “É bom não esquecer que há pessoas que estão em casa e estão a receber muito mais que um pescador. Temos de pôr essas situações na balança social. Um pescador que arrisca a vida, que sofre as consequências das intempéries, está a receber muito menos do que quem não trabalha”, concluiu.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU






