ÚLTIMAS

AÇORES | CDU. Pobreza combate-se aumentando salários e rendimentos

242views

A CDU esteve hoje na Lagoa, em contactos com a população, apresentando as suas propostas para o combate à pobreza.  A iniciativa contou com a presença de Rui Teixeira, primeiro candidato pelo círculo de São Miguel, que afirmou que a maior causa da pobreza são os baixos salários e a desvalorização da produção, começando pelas pescas e pela agricultura. Por isso mesmo, o combate à pobreza tem de passar por políticas que aumentem os rendimentos de forma significativa.

O crescimento económico de que têm falado os governos da Região e da República tem passado ao lado dos cidadãos, que apenas sentem o aumento das contas! Os enormes lucros, conseguidos à custa das dificuldades das famílias e, em particular, dos sacrifícios de quem trabalha, têm sido apenas para os grandes grupos económico e financeiros. Efetivamente, a parte da riqueza produzida que fica para quem trabalha e para quem produz é muito inferior ao seu contributo real para a economia. A responsabilidade desta realidade é de um modelo económico liberal, que permite a acumulação de grandes fortunas, com a agravante de que este dinheiro vai para fora… é o liberalismo económico no seu pior!

Perante este cenário, é preciso construir um novo modelo de desenvolvimento económico e social, assente numa justa distribuição da riqueza, que terá de passar por salários justos, sendo esta a única forma possível de reduzir as desigualdades gritantes da ilha de São Miguel. Rui Teixeira afirmou que, numa ilha em que a maioria dos trabalhadores é pobre, a solução é a subida de todos os salários. Nesse sentido, deixou o compromisso da CDU de lutar por medidas urgentes quais o aumento do acréscimo regional ao salário mínimo para 10%, da remuneração complementar para 15%, bem como de outros complementos regionais.

Nos contactos com a população, ficou bem visível a concordância com as propostas da CDU, nomeadamente para combate à pobreza, e a necessidade que esta força regresse à Assembleia Regional, para dar voz a quem trabalha e produz a riqueza nos Açores.

CDU/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.