AÇORES | CDS-PP saúda novo voo semanal direto entre São Francisco e a Terceira a partir de 2025
O Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores saúda a decisão da companhia aérea TAP em realizar, a partir de junho de 2025, um voo semanal direto entre São Francisco e a ilha Terceira, fruto de esforços negociais empreendidos, nos últimos meses, pela Vice-Presidência do Governo, através do Aeroporto das Lajes, junto da companhia aérea.
De acordo com o deputado do CDS-PP/Açores, Pedro Pinto, esta nova ligação aérea vem fortalecer a oferta disponível para a comunidade açoriana residente no estado da Califórnia e para todos aqueles que têm intenção de conhecer e visitar a ilha Terceira.
“Em progresso, o Governo Regional dos Açores, através da Vice-Presidência do Governo, tem envidado esforços para assegurar novas ligações aéreas e fluxos turísticos para a Terceira que impactam positivamente na economia local”, referiu.
“Contrariamente às narrativas catastrofistas da oposição, a Terceira é um destino cada vez mais atrativo para quem visita os Açores”, salientou.
E continuou: “o Governo Regional, com a sua postura dialogante junto de companhias aéreas e operadores turísticos, tem também feito o seu trabalho de forma proativa e a consequência é o reforço de voos”, lembrou.
Para o deputado Pedro Pinto, o voo semanal que ligará São Francisco à Terceira, a partir de 2025, que se junta a outras ligações já existentes, dá “maior previsibilidade ao investimento privado em áreas como a hotelaria, a animação turística ou restauração”, o que “robustece o setor do turismo que se tem assumido como estruturante para o PIB regional”.
Além disso, recordou o deputado do CDS-PP, este novo voo também pode “impulsionar a atração de investimento externo da comunidade emigrante e criar diversas oportunidades de negócios para a ilha Terceira”.
Pedro Pinto lembrou ainda que a SATA Azores Airlines anunciou recentemente o reforço das ligações da Terceira ao Porto e a destinos internacionais, como os EUA, com novas rotas à terça-feira (Porto-Terceira-Boston) e ao sábado (Porto-Terceira-Nova Iorque), enquanto a rota Terceira-Porto passou a contar, no inverno, com 6 voos semanais (4 da SATA e 2 da Ryanair), mais 1 que no ano anterior.
Simultaneamente, foi noticiado que a TAP aumentou as ligações a Lisboa de 7 para 10 voos semanais, ao introduzir três pernoitas semanais no Aeroporto das Lajes, aumentando significativamente a acessibilidade aérea à ilha Terceira.
CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU