Para o CDS-PP, a aprovação do Plano e do Orçamento da Região para 2025 “não é apenas um processo legislativo”, mas “uma manifestação do nosso compromisso com a transformação e com o progresso dos Açores”.
Estes documentos são, nas palavras da líder parlamentar do CDS-PP Catarina Cabeceiras, “reflexo de um caminho pensado para as pessoas, para as famílias, para as empresas”, um trabalho “iniciado em 2020” e que “já trouxe significativas conquistas para os Açores e para os açorianos”, nestes quatro anos.
Catarina Cabeceiras assinalou o compromisso da Coligação PSD/CDS/PPM para com as gerações futuras, traduzido num forte “investimento na formação e fixação dos jovens”, por ser neles que “reside a chave para garantir a renovação e a vitalidade da nossa Região”.
Os jovens açorianos encontram hoje “respostas concretas aos desafios que enfrentam”, seja “no acesso ao ensino superior, na qualificação profissional ou na criação de oportunidades de emprego”, frisou Catarina Cabeceiras.
Com os olhos postos no futuro, há ainda a destacar “avanços significativos” nos campos da ciência e da tecnologia, os quais “com a aprovação destes documentos, continuarão a estar em primeiro plano”.
O apoio à Universidade dos Açores “é um exemplo claro da aposta política e estratégica deste Governo”, a par do investimento “na investigação, na atribuição de bolsas de estudo e no pagamento de propinas aos estudantes de doutoramento”, por essa via contribuindo para o “desenvolvimento de massa crítica, essencial para posicionar os Açores como um território de inovação e conhecimento especializado”.
“Acreditamos que é com decisões responsáveis e visão de futuro que construiremos uma Região mais justa, mais sustentável e mais próspera”, declarou a líder parlamentar do CDS-PP. “Os Açores merecem esta ambição”, frisou.
Pese embora seja este “um trabalho que não se faz num só dia, nem com uma só medida”, cabe à Coligação PSD/CDS/PPM retribuir “a confiança que nos foi depositada em fevereiro deste ano” pelos eleitores e continuar a “governar com pluralidade”.
Para o Grupo Parlamentar do CDS-PP, o Plano e Orçamento da Região para 2025 “reforçam a aposta na saúde e na resposta aos desafios do presente e do futuro”, desde logo “a resposta à situação emergente do Hospital do Divino Espírito Santo, bem como à situação permanente dos nossos outros dois Hospitais e das Unidades de Saúde de Ilha”. Assim, a fixação de profissionais de saúde e o Hospital Digital também se afiguram como prioridades.
A deputada Catarina Cabeceiras identificou também a “aposta na sustentabilidade e na proteção do nosso património natural” como uma “responsabilidade moral e estratégica”.
É por isso que “a preservação do nosso ambiente, tão característico e valorizado, é uma das prioridades que norteiam” o Plano Regional de Investimentos para 2025.
“Estabilidade, responsabilidade e compromisso são os eixos que norteiam a nossa ação”, afirmou.
CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU