AÇORES | CDS-PP afirma que aprovação de mais 175 vagas para o programa “Novos Idosos” vem confirmar o reconhecimento deste projeto inovador a nível nacional e europeu
Segundo a informação veiculada pela Vice-Presidência do Governo Regional, a União Europeia deu luz verde à abertura de mais 175 vagas para o programa “Novos Idosos” que, em 2024, chegará a todos os concelhos dos Açores. A líder do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, afirmou que “a aprovação destas vagas vem confirmar o cariz inovador a nível nacional e europeu do programa, alargando a outros concelhos dos açores esta nova forma de cuidar dos nossos idosos”.
A Deputada enalteceu o sucesso da primeira fase do programa, em que, até ao momento, foram abrangidos 126 idosos nos concelhos da Praia da Vitória, Ponta Delgada e Horta, tendo resultado em mais criação de emprego. “A criação do programa “Novos Idosos” não só trouxe uma forma humanista de cuidar dos nossos idosos, como também criou mais emprego especializado contando, até ao momento, com 116 Cuidadores Domiciliários integrados e 18 técnicos especializados contratados”.
Além disso, a parlamentar deu nota de que “o programa será alargado, ainda na primeira fase, aos concelhos da Lagoa e Vila Franca do Campo, onde contarão ambos com novas 50 vagas”, perspetivando o mesmo sucesso neste alargamento.
Catarina Cabeceiras salientou que “estamos, novamente, perante medidas inovadoras que atuam transversalmente em diversas áreas”, referindo que “o programa “Novos Idosos” não só permite que o idoso envelheça em casa e incluído na sua comunidade, como alivia a pressão nos lares e instituições”, ressalvando o “papel fundamental da Misericórdias e IPSS ́s na operacionalização deste projeto”.
Em conclusão, a líder do Grupo Parlamentar do CDS-PP afirmou que “o CDS-PP é um partido humanista e por esse motivo, medidas como o programa “Novos Idosos” traduzem bem a nossa forma de olhar para o mundo, garantindo mais dignidade àqueles que necessitam”.
CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU