REGIONAL

AÇORES | Bloco questiona Governo Regional sobre obra de reabilitação do núcleo de recreio náutico do porto das Lajes das Flores

192views

O Bloco de Esquerda quer saber se a obra de reabilitação do núcleo de recreio náutico das Lajes das Flores foi retirada do projeto de reconstrução do Porto das Lajes das Flores, que foi destruído pelo furacão Lorenzo.

Segundo informações que chegaram ao Bloco de Esquerda, esta obra não estará prevista em nenhuma fase do atual projeto de reconstrução do porto das Lajes das Flores, apesar de ter feito parte do projeto apresentado à população.

O Bloco de Esquerda salienta que “o núcleo de recreio náutico é uma estrutura que é muito requisitada por locais e visitantes, gerando uma atividade económica muito importante para a ilha” e que, por isso, “o mínimo que se exige é que se proceda à total reabilitação do núcleo de recreio náutico, com a dragagem necessária, cravação de novas estacas (se necessário) e aquisição de novos equipamentos flutuantes”.

O requerimento do Bloco recorda que o Governo da República assumiu o compromisso de assegurar 85% dos prejuízos provocados pelo furacão Lorenzo e que a Portos dos Açores desenvolveu os estudos e fases de projeto para reconstrução do Porto da Lajes das Flores com base neste pressuposto.

Os estudos realizados após o furacão que destruiu o porto comercial das Lajes das Flores identificaram como obra urgente e necessária “a reabilitação, e se possível aumento, do núcleo de recreio náutico, sendo que o novo edifício a construir deve contemplar espaços para o apoio à náutica de recreio, nomeadamente instalações sanitárias/duches, lavandaria, etc.”, refere o requerimento enviado hoje pelo Bloco de Esquerda.

Neste sentido, o Bloco pergunta “quando se prevê o início da obra de reabilitação do núcleo de recreio náutico e quando se prevê a conclusão dessa empreitada”.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.