AÇORES | Bloco quer que o governo recorra à bolsa de recrutamento já implementada para resolver falta de pessoal nas escolas

O Bloco de Esquerda quer que o Governo Regional resolva de uma vez por todas os problemas de falta de pessoal nas escolas, que se arrastam há muitos anos. Faltam professores, assistentes operacionais, falta pessoal para apoio aos alunos com necessidades educativas especiais. “Esta política tem consequências negativas”, apontou o deputado António Lima, referindo-se ao abandono escolar precoce que voltou a aumentar.
Após uma visita à Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada, António Lima criticou o governo por continuar a recorrer a programas ocupacionais para dar resposta à falta de assistentes operacionais nas escolas, quando já tem à sua disposição a bolsa de recrutamento, cuja grande vantagem é permite substituições rápidas a partir de uma lista já ordenada no concurso público anterior.
“Já não há desculpa: a bolsa de recrutamento centralizada que demorou anos a implementar já está concluída. O que é que impede o governo agora de colocar os assistentes operacionais que são necessários nas escolas?”, questionou o deputado do Bloco.
António Lima mostrou-se também preocupado com a falta de apoio aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
“Há muitos relatos de alunos com falta de apoio e bolseiros que são obrigados a apoiar vários alunos com NEE, quando deveriam estar dedicados a apenas um. Há até relatos de alunos que não estão a ir à escola o que é gravíssimo”, afirmou o deputado.
“É preciso dar às escolas os recursos de que precisam e garantir que nenhum aluno fica para trás”, afirmou ainda, salientando que o abandono escolar precoce nos Açores é quase 4 vezes superior ao do continente.
“As consequências da política do governo regional são arrasadoras para o futuro destes jovens e para o futuro da região”, concluiu.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU






