ÚLTIMAS

AÇORES | Bloco protesta contra aumento do preço dos bilhetes de autocarro acima da inflação decidido pelo Governo Regional

273views

O Bloco critica o aumento de 3,4% no preço dos bilhetes de autocarro que entrou ontem em vigor por decisão do Governo Regional. “Os transportes públicos estão a perder passageiros”, mas “o governo regional aumenta o preço acima da inflação”, lamentou António Lima, hoje, no debate do voto de protesto apresentado pelo Bloco contra este aumento.

Um aumento destes nas tarifas vai exatamente no sentido contrário daquele que deveria ser o caminho para incentivar a utilização dos transportes públicos coletivos, o caminho de investimento neste setor, para assegurar que os serviços oferecidos são de qualidade, eficientes e acessíveis a todos os cidadãos e cidadãs.

O voto apresentado por António Lima protestava também contra o facto de o governo continuar a não implementar a legislação – aprovada em 2023 no parlamento por proposta do Bloco de Esquerda – que determina uma redução significativa do preço dos passes de autocarros, entre outras medidas que visam incentivar o aumento da utilização deste meio de transporte público.

O Governo tinha a obrigação de implementar a legislação no prazo de três meses, mas mais de um ano depois o diploma ainda “não foi regulamentado, no que constitui um veto de gaveta, que revela um total desrespeito por este parlamento, mas acima de tudo pelos açorianos e açorianas”, assinalou o deputado do Bloco.

O voto de protesto contra o aumento nas tarifas dos Transportes Públicos Coletivos Terrestres decretado pelo Governo Regional não foi aprovado porque o Chega se absteve, levando a um empate entre os votos contra de PSD, CDS e PPM e os votos a favor de BE, PS, PAN e IL.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.