ÚLTIMAS

AÇORES | Bloco lamenta bloqueio dos partidos de direita a esclarecimentos sobre problemas na implementação da IVG no Serviço Regional de Saúde

360views

O Bloco de Esquerda lamenta que os partidos de direita tenham impedido que o governo e os hospitais fossem ao parlamento prestar esclarecimentos sobre os problemas que têm surgido na implementação da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) no Serviço Regional de Saúde. Alexandra Manes acusou PSD, CDS e Chega de quererem transformar a IVG num tabu nos Açores.

“É muito triste” que, no século XXI, a IVG ainda seja vista como um tabu, disse a deputada do Bloco de Esquerda esta tarde após a rejeição do requerimento para a audição da secretária regional da Saúde e dos responsáveis pelos três hospitais da região sobre os problemas que têm surgido na implementação da IVG nos Açores, incluindo aspetos levantados por uma reportagem do Diário de Notícias, que exigia esclarecimentos.

O requerimento do Bloco de Esquerda foi rejeitado esta tarde, por maioria, a Comissão de Assuntos Sociais, com os votos contra do PSD, do CDS e do Chega.

Recorde-se que, apesar de o direito à IVG ter sido conquistado há 16 anos, o hospital da Terceira nunca realizou IVG, o Hospital da Horta deixou de realizar este procedimento no passado mês de outubro e o Hospital de Ponta Delgada deixou de as realizar no final de 2021 por decisão da anterior administração – tendo as consultas de IVG sido retomadas apenas este mês.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.