A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou hoje a importância da visita aos Açores de uma delegação da Adventure Travel Trade Association (ATTA), a maior rede global de líderes de viagens de aventura.
A Visit Azores, responsável pela promoção externa da Região, organizou uma ‘fam trip’ (viagem de familiarização) para membros da ATTA com o objetivo de dar a conhecer as maravilhas naturais e as aventuras únicas das ilhas dos Açores, através de uma experiência imersiva e diferenciadora.
Esta ‘fam trip’ – que ocorre de 16 a 24 de março – vai oferecer aos membros da ATTA o contacto direto com as atividades, profissionais e recursos de excelência disponíveis na Região, demonstrando o que de melhor há para oferecer aos viajantes e operadores turísticos internacionais deste segmento de mercado.
Berta Cabral recorda “o potencial dos Açores no que respeita ao turismo de aventura”, sendo a prova disso mesmo a conquista de mais um galardão de “Melhor Destino de Aventura da Europa 2024”, atribuído pela organização World Travel Awards, o qual veio reforçar o prémio recebido em 2023 como “Melhor Destino de Aventura do Mundo”.
“A consolidação dos Açores como grande destino de aventura é um passo significativo para combater a sazonalidade”, diz a governante, para quem “o turismo de aventura, pela sua natureza e diversidade, é um dos produtos turísticos com melhor capacidade para atrair turistas durante todo o ano e os levar a explorar todo o território”.
A Secretária Regional adianta que “a realização desta ‘fam trip’ foi propositadamente organizada para este período de fim de inverno, início de primavera”.
E justificou: “queremos manifestamente afirmar a atratividade que os Açores têm em todas as estações do ano e a diversidade que podem oferecer consoante a meteorologia”.
Berta Cabral assinala, ainda, que “são cada vez mais as iniciativas que se realizam por todas as ilhas e que evidenciam o potencial e a importância do turismo de natureza e de aventura para o arquipélago”, em conjugação com a prática desportiva, cultural, científica e ambiental.
A ‘fam trip’ da ATTA aos Açores, sublinha a governante, “é uma iniciativa muito relevante da Visit Azores, uma vez que abrange um segmento de elevado valor, onde se tem conseguido ganhar notoriedade e valor de marca”.
“Estamos a falar de ‘buyers’ de mercados estratégicos para os Açores, nomeadamente dos Estados Unidos da América, Canadá, França e Reino Unido”, prosseguiu.
Durante a sua estadia nos Açores, os membros da ATTA experienciarão a vertente ativa e as oportunidades contemplativas do turismo nos Açores, com a exploração de trilhos, canyoning, e-biking, observação de cetáceos, visita a cavidades vulcânicas e o contacto com as ofertas turísticas e culturais das ilhas São Miguel, Faial, Pico e Terceira.
Além da visita a locais de interesse e património natural, está agendada a subida à montanha da ilha do Pico e a realização de experiências gastronómicas, de enoturismo e de ‘wellbeing’.
A ATTA é o maior representante privado do mundo no segmento do turismo de aventura, contando com uma comunidade superior a 30.000 associados, incluindo guias, operadores turísticos, alojamentos turísticos, agentes de viagem, agências de promoção turística, organizações de marketing e gestão de destinos, formadores, empresas de equipamento especializado e canais de media especializados em viagens e turismo.
‘Fam trips’ são um dos meios de promoção turística internacional, consistindo em viagens de familiarização, organizadas com o propósito específico de dar a conhecer, de forma direta, a agentes especializados (incluindo promotores e operadores turísticos) um destino e a sua oferta turística.
GRA/RÁDIOILHÉU