ÚLTIMAS

AÇORES | Berta Cabral anuncia que navio “Ponta do Sol” vai passar a operar na ilha das Flores a partir da próxima semana

| Fotos: MM
337views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o navio “Ponta do Sol”, da Transinsular, vai passar a operar na ilha das Flores já a partir da próxima semana.

“O navio «Monte Brasil» já saiu de Leixões e vai tentar descarregar no próximo sábado, mas se o tempo não o permitir a carga ficará no porto de Ponta Delgada e o «Ponta do Sol» fará a ligação às Flores a partir da semana que vem”, referiu Berta Cabral aos jornalistas, à saída de uma reunião de trabalho com o deputado do PPM ao Parlamento dos Açores.

Paralelamente, o navio “Thor”, que abastece as ilhas do Faial, Flores e Corvo, estará sempre disponível para levar, sobretudo, os produtos mais perecíveis e de primeira necessidade, o que acontecerá nas viagens programadas, mas também nas não programadas sempre que for necessário.

“Temos vários instrumentos e várias ferramentas que podemos utilizar para resolver sempre o abastecimento das Flores. Depois de uma grande tempestade [furacão Lorenzo], que causou graves prejuízos naquela infraestrutura portuária, passámos pela depressão Efrain, que piorou a situação do abastecimento, mas não tem havido problemas e estamos muito atentos, recorrendo a todos os meios que temos à nossa disposição para colocar os produtos nas Flores”, sublinhou a governante.

Entretanto, Berta Cabral afirmou que o Governo dos Açores aguarda a entrega, na próxima semana, de um projeto para avançar com uma proteção de emergência ao cais que ficou mais danificado depois da depressão Efrain.

“É preciso atuar sobre o molhe de proteção deste cais e avançar para um reforço de emergência, pelo menos para podermos ter uma situação mais previsível relativamente ao abastecimento das Flores, enquanto não se avança com a obra definitiva daquela estrutura”, acentuou.

O lançamento do concurso para o efeito, como reforçou Berta Cabral, terá início no final do primeiro semestre deste ano.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.