AÇORES | Banco de Médicos Psiquiatras realizou mais de 200 consultas no Serviço Regional de Saúde
O Banco de Médicos de Psiquiatria já realizou mais de 200 consultas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
A necessidade de criar um formato que alargasse o leque do número de consultas disponíveis tinha sido identificada e foi colmatada por ação da Estrutura para a Saúde Mental dos Açores.
No primeiro fim de semana de novembro estiveram, no hospital micaelense, quatro médicos psiquiatras durante o sábado e o domingo, não interferindo, assim, com o normal funcionamento dos dias úteis.
Com esta iniciativa pretende-se, ao longo dos próximos dois anos, reduzir significativamente a lista de espera que conta, neste momento, com cerca de mil utentes.
Neste tipo de consulta-tampão que se cria com os Bancos de Médicos, os psiquiatras fazem uma primeira avaliação, sendo que os doentes que não apresentarem necessidade de seguimento pela especialidade são reencaminhados aos Cuidados de Saúde Primários. Noutros casos será necessário manter o seguimento pelos Serviços de Psiquiatria.
“Esta ação revelou ser um sucesso exemplar e decorrerá ao longo de todos os fins de semana do mês de novembro” informa Mónica Seidi, acrescentando que “o mesmo acontecerá também no primeiro fim de semana de dezembro”.
A governante destacou “a colaboração da FLAD que, graças ao protocolo em vigor com a Estrutura para a Saúde Mental dos Açores, conseguiu, com o seu coordenador, Dr. Henrique Prata Ribeiro, disponibilizar um total de seis médicos psiquiatras com quem podemos contar para esta iniciativa”.
A Secretária Regional da Saúde e Desporto confessou igualmente acreditar “que esta é uma forma muito eficaz de realizar o diagnóstico aos nossos doentes, o que agiliza em muito a ação médica e o encaminhamento para a especialidade da psiquiatria, multiplicando a sua eficácia”.
GRA/RÁDIOILHÉU