ÚLTIMAS

AÇORES | Atualidade. Artur Lima incentiva “quem faz ciência” a “servir as pessoas” na prestação de melhores cuidados de saúde

© Governo dos Açores | Fotos: VPG
388views

O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, incentivou na quinta-feira “quem faz ciência” a “servir as pessoas”, lembrando que a “ciência e tecnologia podem ajudar imenso à rentabilização de recursos humanos e financeiros” na área da saúde.

“Por que não acompanhar doentes crónicos, em casa, a partir de um processo de monitorização clínica à distância através de equipamentos que permitam a partilha de dados em tempo real?”, questionou.

“Partindo da inovação científica e do conhecimento, poderemos trilhar um caminho de evolução positiva nos cuidados de saúde e na melhoria da qualidade de vida das populações”, considerou.

Enquanto membro do Executivo com a tutela da ciência e da tecnologia, Artur Lima defendeu que o Serviço Regional de Saúde “deve beneficiar de processos de modernização tecnológica”, para que o “doente ganha mais confiança nos serviços de saúde” e para que o “relacionamento entre ambos seja mais eficiente”.

O governante falava na sessão de abertura da VIII Bienal de Cardiologia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, que decorreu ontem no Hotel Terceira Mar, em Angra do Heroísmo.

Na ocasião, Artur Lima voltou a defender que “não podem abdicar de um Serviço Regional de Saúde robusto e capaz de responder eficazmente aos Açorianos das nossas ilhas”.

“O Governo Regional dos Açores não tem dúvidas sobre a integridade e necessidade de um Serviço Regional de Saúde forte, com melhor planeamento e melhor capacidade de gestão hospitalar”, frisou.

“Porque o que nos interessa, ao Governo e ao Serviço Regional de Saúde, são os doentes e a melhoria contínua dos cuidados de que necessitam”, reiterou.

A finalizar, o Vice-Presidente do Governo manifestou o maior “gosto” em associar-se, em nome XIII Governo Regional dos Açores, à VIII Bienal de Cardiologia, agradecendo o convite do Dr. Vergílio Schneider, Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

“Esperamos sinceramente que este congresso possa estimular novas práticas e marque a agenda médica para futuro na especialidade de cardiologia”, concretizou.

Até sábado, realiza-se, na cidade de Angra do Heroísmo, a VIII Bienal de Cardiologia da ilha Terceira, um congresso médico que conta com a organização do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Do programa fazem parte vários painéis, assim como conferências que abordarão temáticas como os fatores de risco cardiovascular, a diabetes, a hipertensão arterial ou a insuficiência cardíaca.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.