AÇORES | Assinado contrato para instalação de mais 40 pontos de carregamento para viaturas elétricas
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas assinou esta semana, com a empresa jorgense Hazortop. Lda, um contrato relativo à instalação de mais 40 pontos de carregamento para viaturas elétricas nos Açores.
Com a instalação destes novos 40 pontos de carregamento, num investimento superior a 83 mil euros, as nove ilhas dos Açores passarão a contar com um total de 86 equipamentos para este fim.
Este processo, cofinanciado pelo programa LIFE, permitirá o desenvolvimento da Rede de Mobilidade Elétrica dos Açores, no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ (LIFE19 IPC/PT/000004 – LIFE IP CLIMAZ), que é liderado pela Secretaria do Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
O processo de instalação de pontos de carregamento de acesso público decorre em paralelo com as medidas de incentivo à utilização de veículos elétricos, com vista a massificar o seu uso na região.
Trata-se de uma alternativa ao modo convencional de transporte baseado em combustíveis fósseis e mais uma oportunidade para promover o desenvolvimento sustentável dos Açores e a sua preservação como destino turístico de Natureza.
A rede pública de pontos de carregamento dos Açores é integrada na MOBI.E, S.A., entidade que assegura a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica.
Recorde-se que o Governo dos Açores está a pôr em prática o Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores, que é estruturante e constitui a base das políticas públicas a implementar na região com vista à massificação da mobilidade elétrica, tendo como ponto de partida diagnósticos e simulações que viabilizem as opções consolidadas assumidas ao longo do plano.
A mobilidade elétrica visa uma menor dependência energética, suportada numa mobilidade sustentável. O incremento da utilização de energia renovável no setor dos transportes, o aumento da eficiência energética, a redução das emissões de CO2 e do nível de ruído e o aumento da penetração de energia renovável na produção de eletricidade, através do carregamento noturno dos veículos elétricos, com vantagens tarifárias.
GRA/RÁDIOILHÉU