AÇORES | Artur Lima enaltece concretização da rede de radares meteorológicos na região reivindicada pelo CDS-PP desde 2010

O Presidente do CDS-PP/Açores, Artur Lima, expressou hoje a sua satisfação pela inauguração do radar meteorológico na ilha das Flores, um marco que simboliza o término de um “longo e moroso processo que, sem a persistência do CDS-PP, dificilmente teria chegado a bom porto”.
“Com esta inauguração, que decorreu hoje nas Flores, os Açores veem finalmente concretizada a rede de radares meteorológicos, que estará em pleno funcionamento nos três grupos da região tal como defendo desde 2010”, frisou.
“É com um sentimento de orgulho que assistimos à conclusão deste processo. Durante demasiado tempo, os Açores foram uma região desconsiderada quer pela República, quer pelas próprias autoridades regionais em matéria de segurança e previsão meteorológica. A minha insistência em colocar este assunto na ordem do dia, através de iniciativas, requerimentos e um escrutínio constante, foi crucial para chegarmos até aqui”, afirmou Artur Lima.
A história desta luta remonta a abril de 2010, quando o Grupo Parlamentar do CDS-PP, liderado por Artur Lima, apresentou um projeto de resolução na Assembleia Legislativa Regional, recomendando ao Governo que promovesse a instalação de radares meteorológicos que assegurasse a cobertura integral dos Açores. Apesar da rejeição da iniciativa pela maioria socialista, o CDS-PP não desistiu. Em 2013, o partido voltou a insistir e viu uma iniciativa sobre esta matéria ser aprovada por unanimidade.
“É bom relembrar que durante largos anos houve uma apatia política total da parte dos Governos da República e da Região. Apesar da iniciativa do CDS-PP ter sido viabilizada em 2013, apenas em 2020 é que ocorreu a inauguração do primeiro radar meteorológico do IPMA em Santa Bárbara, na ilha Terceira. Já em janeiro deste ano, concretizou-se a inauguração do radar de São Miguel e, hoje, aconteceu a inauguração do radar das Flores”, sublinhou o líder do CDS-PP/Açores.
Artur salientou ainda que esta é uma demonstração clara da diferença que o CDS-PP fez na oposição e que trouxe à governação dos Açores.
“A nossa dedicação, resiliência e trabalho nesta matéria são um exemplo da vantagem que é ter o CDS-PP com responsabilidades governativas. Para mim é um orgulho concretizar, agora, no governo as propostas que fiz na oposição, movido sempre pela defesa convicta dos interesses dos Açorianos”, afirmou.
Para o Presidente do CDS-PP/Açores, a rede de radares meteorológicos permitirá aos Açores “estarem apetrechados com os equipamentos necessários para detetar situações meteorológicas extremas” o que traz “vantagens inegáveis para os serviços de Proteção Civil e a sua ação na salvaguarda da integridade de populações e bens”.
“O CDS-PP reafirma o seu compromisso em continuar a trabalhar pela segurança e bem-estar da população açoriana, garantindo que a região tenha as ferramentas necessárias para lidar com as adversidades meteorológicas”, concluiu.
CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU