Mais de uma dezena de artesãs e artesãos açorianos estão a participar esta semana na Feira Internacional de Artesanato – FIA Lisboa, o maior certame de artesanato da Península Ibérica e no qual estão representados 31países.
Integram a comitiva açoriana: Sofia Afonso, Marina Mendonça, João Arruda, Eduardo Medeiros e Conceição Medeiros, Vanda Melo, Aida Faria e João Neves.
Isabel Silva Melo, vencedora da categoria Empreendedorismo e Novos Talentos do Prémio Nacional de Artesanato 2019; Adolfo Mendonça, vencedor do 1.º Prémio de Artesanato Contemporâneo com a peça “Mundos”, em 2023; e David Posch, que recebeu, em 2023, a Menção Honrosa em Artesanato Tradicional com a “Fechadura do Corvo”, integram, também, a comitiva açoriana na FIA.
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego visitou a Expo Açores Artesanato, onde enalteceu a participação das artesãs e dos artesãos na FIA, sublinhando que “iniciativas como esta são sempre uma excelente ocasião para divulgar e comercializar o ‘Artesanato dos Açores’”.
Maria João Carreiro considerou que o ‘Artesanato dos Açores’ “está a viver um dos seus melhores períodos”, elencando concretizações como o aumento do número de artesãos e de Unidades Produtivas Artesanais ou a execução de um sistema de incentivos único no País pelas possibilidades que promove.
O ciclo de feiras Expo Açores Artesanato, cujas participações dos artesãos são financiadas através do SIDART, arranca nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, seguindo-se as principais festividades de verão do arquipélago.
A temporada anual da Expo Açores Artesanato, que constitui uma oportunidade para aproximar os artesãos locais e regionais do público local e visitante, encerra com a edição de Natal, que decorre em dezembro, em Ponta Delgada.
O stand dos Açores na FIA-Lisboa pode ser visitado até ao próximo domingo, 7 de julho, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
GRA/RÁDIOILHÉU