REGIONAL

AÇORES | António Ventura garante 2023 como ano dedicado à formação de agricultores

FOTO | GRA
212views

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou na ilha do Pico, que 2023 será, dentro das “possibilidades financeiras e técnicas”, um ano dedicado à formação de agricultores e formadores, ilha por ilha.

“É nossa intenção que 2023 seja um ano dedicado à formação, quer de agricultores, quer de formadores, com um ambicioso plano por ilha, ajustado a cada uma a cada uma das ilhas, e ajustado às produções mais aptas. Tudo irá ocorrer dentro das nossas possibilidades financeiras e técnicas”, declarou o governante.

António Ventura falava após a entrega de certificados de participação de formação agrícola em contexto de trabalho.

“A formação agrícola, de que hoje entregamos os certificados de participação, não deve terminar hoje, pelo contrário apelo a todos que se possam encontrar para que a formação continue periodicamente com a partilha de experiências e de intercâmbios”, frisou o Secretário Regional.

Só com esta atitude “se pode criar pensamento critico e contexto reivindicativo perante a governação, e se pode ter uma melhor gestão das explorações agrícolas”, acrescentou ainda.

Uma das melhores vias que os serviços oficiais têm para ajudar os agricultores e promover uma agricultura de qualidade, é dar formação aos seus ativos, orientando-os para as boas práticas agrícolas, com tripla vantagem: utilização mais sustentável dos solos, em íntimo respeito pelos ecossistemas agrícolas;  mais correto tratamento às culturas e produções agrícolas; maior racionalidade nos custos de exploração, com maior eficácia e melhor eficiência na utilização dos fatores de produção e melhores rendimentos para os agricultores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.