AÇORES | André Franqueira Rodrigues inicia ronda de contactos com Órgãos de Comunicação Social Regional para abordar desafios do setor e oportunidades de financiamento comunitário

A reunião serviu para uma troca de impressões sobre os desafios da desinformação, em particular nos meios digitais, a nova legislação comunitária para o mercado digital, bem como os programas comunitários de apoio à comunicação social e à produção de conteúdos.
No encontro, o Eurodeputado destacou que “a desinformação é hoje uma das maiores ameaças à democracia, tanto na Europa como a nível global. O avanço das tecnologias digitais permitiu a criação e disseminação de conteúdos falsos, a uma escala e velocidade nunca vistas, colocando em risco o papel dos órgãos de comunicação social, que enfrentam dificuldades financeiras e pressões sobre os seus profissionais”. Franqueira Rodrigues defendeu “há, por isso, uma necessidade ainda mais premente de proteger e reforçar o papel da imprensa, promovendo um jornalismo independente e responsável”.
André Franqueira Rodrigues abordou a recente adoção, por parte da União Europeia, de dois marcos legislativos fundamentais para o mercado digital: o Digital Services Act (DSA) e o Digital Markets Act (DMA).
“Estes regulamentos são essenciais para reforçar o escrutínio e a responsabilização das grandes plataformas tecnológicas, especialmente no combate à desinformação e ao uso abusivo de dados pessoais”, afirmou o eurodeputado que alertou “para as pressões, tanto internas como externas, que visam enfraquecer desde já estes mecanismos” e sublinhou a importância de “garantir a sua implementação plena como salvaguarda para os cidadãos europeus, em especial os mais vulneráveis, como os jovens”.
O socialista aproveitou ainda o encontro para apresentar um conjunto de programas comunitários disponíveis para os órgãos de comunicação social, incluindo de âmbito local e regional, com o objetivo de fortalecer o seu financiamento e independência.
“Estes programas incluem apoios para a cobertura de temas essenciais para as regiões e cidades, como a política de coesão ou a promoção da participação jovem” explicitou André Franqueira Rodrigues “e, por isso, assumi o compromisso de divulgar estas oportunidades junto da imprensa regional, através de uma ronda de contactos que continuará ao longo do mandato”.
O Eurodeputado reiterou a sua disponibilidade para continuar a trabalhar em prol do fortalecimento do jornalismo e da liberdade de imprensa na Região e na UE, reconhecendo o papel fundamental dos órgãos de comunicação social regionais no fortalecimento da democracia e da coesão social.
PE/RÁDIOILHÉU