ÚLTIMAS

AÇORES | Agricultores receberam hoje apoio excecional pelo aumento dos fatores de produção

© Governo dos Açores
509views

O Governo dos Açores, através de transferência para o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), procedeu hoje ao pagamento do apoio temporário excecional aos agricultores particularmente afetados pelo impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Recorde-se que o Presidente do Governo acordou, a 30 de junho, com o presidente da Federação Agrícola dos Açores que este pagamento seria efetuado até ao final do mês de julho, garantia reforçada igualmente pelo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural na passada semana. 

Segundo avançou António Ventura, os apoios “chegam agora aos agricultores que se candidataram a esta medida, num total de €4.707.900,00 para 6.330 beneficiários em toda a Região”. 

Este apoio resulta da medida excecional e temporária que a União Europeia criou para dar resposta aos problemas de liquidez que põem em risco a continuidade das atividades agrícolas, através de regulamento, relativo ao apoio ao desenvolvimento rural pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

O apoio previsto visa apoiar os agricultores afetados pelo impacto da invasão da Rússia à Ucrânia, nomeadamente, pelo aumento dos fatores de produção, em particular da energia, dos fertilizantes e dos alimentos para animais.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.