ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Unidade de Saúde da Ilha do Pico reforça cuidados de saúde com dois novos médicos de família e inicia pequena cirurgia

112views

O Governo dos Açores, através da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, anunciou que a Unidade de Saúde da Ilha do Pico vai disponibilizar consultas e procedimentos de pequena cirurgia já no final de outubro, no Centro de Saúde da Madalena, permitindo aos utentes aceder a esta resposta na própria ilha, sem necessidade de se deslocarem ao Hospital da Horta, no Faial.

O anúncio foi feito durante uma deslocação à ilha do Pico, onde a governante reuniu com os Presidentes das Câmaras Municipais da Madalena e de São Roque do Pico e com a Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico (USIP), num encontro que contou também com a presença de dois novos médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF).

Mónica Seidi destacou que “a implementação da pequena cirurgia representa uma melhoria na proximidade e acessibilidade dos cuidados de saúde, permitindo evitar deslocações interilhas para procedimentos que podem ser assegurados na própria ilha”.

A deslocação ficou igualmente marcada pelo reforço da USIP com dois novos médicos de família, que irão exercer funções nos concelhos da Madalena e de São Roque do Pico, na sequência de um procedimento concursal lançado para o preenchimento de três vagas, uma por cada concelho.

A Secretária Regional salientou a importância destas contratações, recordando as dificuldades de recrutamento verificadas anteriormente, nomeadamente em 2025, quando foram lançados dois procedimentos concursais cujas vagas não chegaram a ser ocupadas.

Com este reforço, a taxa de cobertura de médico de família na ilha do Pico situa-se em cerca de 90%, atingindo aproximadamente 97% no concelho da Madalena e 100% em São Roque do Pico, excluindo os que não têm médico de família por opção.

Mónica Seidi destacou ainda a importância da colaboração entre o Governo dos Açores, a USIP e as autarquias locais, particularmente através da disponibilização de apoios à habitação, que complementam os incentivos regionais à atração e fixação de profissionais de saúde.

A governante reconheceu, contudo, que persistem dificuldades no concelho das Lajes do Pico, reiterando o compromisso do Governo Regional de continuar a procurar soluções para melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários, nomeadamente através da colaboração de médicos aposentados, que têm contribuído para assegurar a resposta assistencial à população.

O início da pequena cirurgia e a entrada de dois novos médicos de família constituem, assim, medidas de reforço do Serviço Regional de Saúde, promovendo uma resposta mais próxima, acessível e ajustada às necessidades da população da ilha do Pico.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.