
Açoriano Evandro Meneses abre a 10ª gala dos Iberian Festival Awards (Prémio Ibérico de Festivais), com a Viola da Terra dos dois corações, e um cheirinho do projeto “SOLO9VIOLA”.
O evento, pela primeira vez nos Açores, apresenta Evandro Meneses em dois momentos únicos no espetáculo promovido pela APORFEST, que nota que o artista açoriano “reinventa a Viola da Terra e que transpira a cultura dos Açores”. Além Evandro Meneses, atuarão NAPA, banda indie pop madeirense que representou Portugal no Eurovision 2025; Aiko El Grupo, artista pop-punk madrileno de energia crua e letras irónicas; e Bita, de Toledo, que será a DJ oficial da Welcome & Afterparty.
Iberian Festival Awards irá reconhecer os contributos e conquistas dos organizadores de eventos e outros intervenientes do setor dos festivais em 2025. Esta iniciativa visa reforçar as relações ibéricas, otimizar, desenvolver e operacionalizar parcerias eficazes entre os dois países. A edição de 2026 terá lugar a 14 de março no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, e os bilhetes estão disponíveis online. Anteriormente, a cerimónia de entrega de prémios teve lugar em Lisboa, Maia, Vigo, Granada, Barcelona e Almancil.
“SOLO9VIOLA” estreou no Festival Cordas e está a ser promovido além arquipélago pela associação MiratecArts. O espetáculo a solo já subiu a palcos na Espanha, Itália e Uruguai, além de 7 das 9 ilhas dos Açores.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU






