ÚLTIMAS

ÚLTIMAS | Paulo do Nascimento Cabral reúne com a European Milk Board para encontrar soluções para a crise no setor leiteiro europeu

113views

O Eurodeputado do PSD Paulo do Nascimento Cabral reuniu-se com a direção da European Milk Board (EMB), organização que representa 21 associações de produtores de leite de 16 Estados-Membros, entre as quais a Associação dos Produtores de Leite de Portugal. No centro do encontro esteve a situação “particularmente preocupante do setor leiteiro europeu, confrontado com excesso de produção, descida dos preços ao produtor e custos de produção persistentemente elevados, agravado com a entrada de produtos dos Estados Unidos com taxas alfandegárias zero ou próximas de zero”.

Sabendo do meu compromisso com o setor agrícola, pediram-me esta reunião que aceitei prontamente. Quis continuar a ouvir quem está no terreno e sente diariamente as dificuldades do setor. Os produtores de leite trabalham 365 dias por ano, muitas vezes em condições difíceis, e não podem continuar a ser o elo mais frágil da cadeia”, salientou Paulo do Nascimento Cabral, sublinhando que “é urgente garantir condições de estabilidade e previsibilidade para quem garante o fornecimento de géneros alimentares essenciais à saúde e ao bem-estar das nossas populações”.

Segundo a European Milk Board, o mercado europeu dos laticínios enfrenta novamente uma situação de pressão devido a volumes excessivos, que estão a esmagar os produtores de leite, colocando em risco a viabilidade económica de muitas explorações. “Estamos perante um desequilíbrio que é cíclico, infelizmente tem sido assim no setor, entre oferta e procura que exige a nossa atenção e ação política, mas também é um facto que o setor tem tido bons resultados nos últimos anos”, referiu o Deputado ao Parlamento Europeu, acrescentando que “não basta reagir quando a crise já está instalada, é preciso criar mecanismos europeus que a previnam”.

Entre as soluções discutidas esteve o mecanismo de redução voluntária da produção, aplicado com sucesso na crise de 2016/2017, que permitiu uma diminuição do volume em 2%, e posterior aumento dos preços pagos aos produtores. “Esse instrumento atacou a causa do problema, o excesso de oferta, e não apenas os seus efeitos. Num ano, os preços aos produtores aumentaram mais de 10 cêntimos. O Governo Regional dos Açores também tem implementados nos últimos anos medidas de apoio à redução voluntária da produção, ajudando os nossos produtores regionais. No entanto, o problema é sobretudo europeu, e, como tal, devem ser adotadas medidas europeias. Se as medidas europeias foram eficazes no passado, faz todo o sentido ponderar a sua reativação nas atuais circunstâncias”, destacou Paulo do Nascimento Cabral.

Para Paulo do Nascimento Cabral, “no atual contexto, são necessárias medidas específicas, temporárias e devidamente direcionadas, com impacto rápido na oferta e nos preços. Irei questionar a Comissão Europeia sobre quais são os instrumentos atualmente disponíveis para responder a esta situação, da necessidade de atualizar algumas das medidas de apoio, e sobre se e quando tenciona proceder à ativação destes instrumentos .

O Eurodeputado Açoriano comprometeu-se ainda a promover, em parceria, um evento no Parlamento Europeu dedicado ao setor leiteiro, com o objetivo de aprofundar o debate sobre os instrumentos de gestão de mercado no âmbito da Política Agrícola Comum. “Na negociação da nova PAC e do novo Regulamento relativo à Organização Comum dos Mercados dos produtos agrícolas, continuarei a defender medidas concretas de gestão de crise e de controlo de excedentes que protejam o rendimento dos produtores e reforcem a resiliência do setor”, assegurou, sublinhando ainda que “a PAC, assim como o futuro Fundo Europeu de Competitividade têm de ser parte da solução”.

No final da reunião, Paulo do Nascimento Cabral deixou uma mensagem clara de apoio ao setor: “os produtores de leite são um pilar da agricultura europeia e da nossa ruralidade. Podem contar com o meu empenho para encontrar soluções equilibradas, justas e eficazes. Lutarei sempre por um futuro digno para quem produz.”

PE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.