AGENDA

AGENDA | Nova Obra de Eduardo Ferraz da Rosa será lançada  em Ponta Delgada, dia 26 de Fevereiro, na BPARPD

92views

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD) acolhe, no  próximo dia 26 de Fevereiro, às 18h00, o Lançamento e Apresentação do mais  recente livro do Professor Dr. Eduardo Ferraz da Rosa. A obra, intitulada A Lógica  das Ideias – Estudos de Filosofia e Crítica Literária, será apresentada pelos Profs.  Brandão da Luz e Urbano Bettencourt, decorrendo a respectiva Sessão na Sala de  Projecção da Biblioteca. 

A obra está organizada em duas grandes partes temáticas (num total de 600  páginas), cada uma subdividida em três unidades, que exploram diferentes  perspectivas, conteúdos e autores. A primeira parte dedica-se à Filosofia “pura” e  a áreas disciplinares afins, como Teologia, Psicologia, Ética e Religião (dialogando particularmente com autores como José Enes, Rahner, Lonergan,  Ratzinger, Lévinas, Heidegger, Kant e Aristóteles, Antero, Leonardo Coimbra e  outros pensadores portugueses, etc.). 

A segunda parte de A Lógica das Ideias centra-se na Crítica Literária, reunindo múltiplas abordagens críticas a escritores e obras de proveniências diversas —  globais, nacionais e também regionais açorianas – entre outros, Álamo Oliveira,  Fernando Aires, Sidónio Bettencourt, Rui Rodrigues, Daniel de Sá, Emanuel Félix,  Eça, Pessoa, Sophia, Álvaro Cunhal, Ruy Belo, Camões, Iturbe, Le Clézio,  Manguel e Albert Camus).  

No seu Prefácio, o Professor Doutor Mendo Castro Henriques, docente da  Universidade Católica Portuguesa, sublinha que «Eduardo Ferraz da Rosa se  impõe como uma das vozes mais singulares da Filosofia e da Cultura portuguesa  contemporânea», destacando ainda que o percurso do autor — atravessando  literatura, teologia, antropologia, estética, ética e história — revela «um pensador que não separa o acto de pensar da experiência de viver, e que vê na filosofia não  apenas uma disciplina, mas uma forma de presença diante do mundo». 

O Prefaciador realça também o carácter «hermenêutico e luminoso, simbólico e  afectivo» da escrita de Ferraz da Rosa, “enraizada no Atlântico insular, mas aberta  à universalidade da Cultura” (conforme vem realçado na contracapa desta edição,  com os Comentários de Carlos Reis, José Enes, Adriano Moreira e Mendo  Henriques, segundo os quais esta obra revela precisamente uma «trajectória que  une Ontologia, Ética, Linguagem, Literatura e Esperança sob um mesmo horizonte  hermenêutico», desenvolvendo uma reflexão contínua e dialogante com a  Escolástica, a Teologia e a Fenomenologia, convocando implícita e explicitamente  autores como Agostinho, Tomás de Aquino, Lonergan, J.B. Metz, Jean-Luc  Marion e Emmanuel Falque, entre outros contemporâneos, num esforço de  reconciliação entre o pensar filosófico-reflexivo e teológico, o sentir místico religioso e a criação poética).  

Eduardo Ferraz da Rosa, Professor Universitário, Escritor, Investigador e Ensaísta,  nasceu na Praia da Vitória, ilha Terceira. Formado em Filosofia pela Universidade  Católica Portuguesa, com uma tese sobre Vitorino Nemésio (editada em Ponta  Delgada, com Prefácio de José Enes), desenvolveu um percurso académico e  profissional que atravessa a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de  Lisboa e a Universidade dos Açores, onde foi Professor-assistente, Professor  Convidado e Director do Curso de Formação de Professores. Com experiência em  áreas tão diversas como Filosofia, Cultura Portuguesa, Psicologia Sistémica e  Ciências Biomédicas, foi Investigador Associado no Serviço de Epidemiologia e  Biologia Molecular e Director do Centro de Documentação Científica do Hospital  da Ilha Terceira.  

Membro de várias instituições culturais e científicas — entre elas o Instituto de  Filosofia Luso-Brasileira, o Instituto Açoriano de Cultura e o Instituto Cultural de  Ponta Delgada — foi Presidente do Instituto Histórico da Ilha Terceira e é Sócio  de Mérito da SHIP (Sociedade Histórica de Portugal), da qual é Representante na  RAA. Consultor do Governo Regional e de várias autarquias açorianas, coordenou também as Comemorações do Bicentenário de Almeida Garrett e do Centenário de  Vitorino Nemésio.

O Prof. Dr. Eduardo Ferraz da Rosa foi Conselheiro Nacional de Educação (eleito  pela ALRAA em representação dos Açores), possuindo vasta produção literária,  académica e sociocultural, com trabalhos e obras que abrangem poesia, ensaio,  crítica literária, estudos filosóficos e coordenações editoriais de referência. Foi ainda Presidente do Júri do Prémio Vitorino Nemésio (promovido pela ALRAA em 2025), integrando este livro o texto do seu referencial Discurso deEncerramento na cerimónia de atribuição daquele Prémio Literário.

LL/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.