ÚLTIMAS

ATUALIDADE | António Ventura diz que Lisbon Food Affair é “espaço de oportunidades” para empresas açorianas

| Foto: SRAA
118views

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, marcou hoje presença na abertura da Lisbon Food Affair, que decorre até quarta-feira e abarca 20 empresas açorianas, valorizando o “espaço de oportunidades” que o evento representa.

“É um espaço de contactos, de diálogo. Tudo isto pode levar interesse comercial nos nossos produtos, que valem sobretudo pela sua excelência e autenticidade”, destacou o governante.

A Lisbon Food Affair é uma feira exclusivamente profissional do setor agroalimentar em Portugal, reunindo fabricantes e distribuidores de alimentos e bebidas, bem como empresas de equipamentos, serviços e tecnologias destinadas à distribuição e ao canal Horeca, tanto a nível nacional como internacional.

“Estão cá 20 empresas do setor agroalimentar à procura de novos parceiros comerciais”, prosseguiu António Ventura, que destacou o papel da Marca Açores, já com 11 anos, na consolidação de vários negócios.

Os Açores, vinca o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, enaltece os vários “contratos duradouros” estabelecidos por várias empresas açorianas ao longo dos anos em eventos como o Lisbon Food Affair, reconhecendo que a grande maioria dos produtos, devido à pequena ou média produção, se distingue “pela qualidade” e menos pela quantidade – a exceção maior reside no setor dos laticínios.

“Temos produtos diferenciados e que remetem para um imaginário muito próprio. O consumidor procura também sensações e autenticidade quando procura produtos nestes setores”, concretiza o governante, que enalteceu também avanços em anos recentes em matérias como o transporte entre os Açores e o mercado continental ou internacional.

A presença das empresas açorianas neste certame representa uma oportunidade estratégica para reunir com compradores de diversos mercados, contribuindo para a consolidação das suas operações e para a abertura de novas possibilidades de expansão comercial.

A Região Autónoma dos Açores participa na feira desde 2024, marcando presença no espaço Marca Açores, o maior do evento. As empresas destacam a relevância das dezenas de reuniões realizadas no espaço Hosted Buyers, que têm gerado oportunidades de negócio e fortalecido o processo de internacionalização dos produtos certificados com o selo Marca Açores.

Na edição de 2026, estão representadas no stand Marca Açores as seguintes empresas e respetivas marcas: AgroMarienseCoop CRL, Azores Farm, Azores Jerky, AzorGhee, Boa Fruta, Celeiro da Terra, Conseran, Conservas Santa Catarina, Fábrica de Licores Mulher de Capote, Chá Gorreana, Insulac, SA, Lactaçores UCRL, Mel do Atlântico, Milhafre dos Açores, Moaçor, MPD – Bensaude Distribuição, Quinta das Três Cruzes, Quintal dos Açores, Sociedade Corretora e Yoçor.

Recorde-se que, em 2024 e 2025, produtos açorianos foram distinguidos com o prémio LFA Innovation, através das inovações Bananika e Bananika Chips, desenvolvidas pela empresa terceirense Loop Pursuit, reforçando o reconhecimento nacional e internacional da qualidade e criatividade do setor agroalimentar açoriano.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.