
O CHEGA Açores denuncia mais uma machadada no sector leiteiro nos Açores: a Unicol, na ilha Terceira, anunciou a redução de 3 cêntimos por litro de leite pago à produção. Uma decisão que vai afectar produtores da Terceira e Graciosa, mas que pode estender-se a outras indústrias de outras ilhas.
Na ilha Terceira, os deputados do CHEGA Açores denunciaram que a indústria leiteira, em vez de acarinhar os produtores de leite, tem sido muito célere em reduzir o preço do litro de leite pago à produção quase obrigando os produtores a procurar maior rentabilidade para as suas explorações.
O litro de leite não pode ser pago de forma miserável aos produtores e esse baixo preço não se verificar depois nas prateleiras, para os consumidores.
Esta redução agora de 3 cêntimos por litro de leite, em duas ilhas onde o leite já é o mais mal pago à produção, coloca em risco o rendimento dos produtores e cria instabilidade económica para quem trabalha de sol a sol, sem Domingos nem feriados.
Esta baixa no preço do leite é mais um factor desmotivante, empurrando muitos produtores para a reconversão das suas pastagens e deixando em perigo a actividade leiteira na Região.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU






