
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, congratula a distinção do Parlamento açoriano com o terceiro lugar nos Prémios CALRE 2025, atribuído ao roteiro “Açores com Futuro”. O anúncio foi feito ontem durante a Assembleia Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa (CALRE).
A distinção foi atribuída ao projeto “Açores com Futuro”, um roteiro que percorreu todas as ilhas do arquipélago para conhecer e dar voz a jovens que, através do seu talento e empreendedorismo, estão a contribuir ativamente para o desenvolvimento dos Açores. O projeto, que partilhou o terceiro lugar com o Parlamento da Comunidade Germanófona da Bélgica devido à elevada qualidade de ambas as candidaturas, foi elogiado pela sua capacidade de ligar o Parlamento às novas gerações.
Na Assembleia Plenária, que seguiu a reunião do Comité Permanente, o Parlamento açoriano confirmou a sua disponibilidade para prolongar por mais um ano a coordenação do Grupo de Trabalho sobre “Democracia na Era da Inteligência Artificial”. O grupo manterá o foco no debate sobre tecnologias emergentes, governança de dados e cibersegurança, visando desenvolver recomendações que fortaleçam a democracia participativa e combatam a desinformação no espaço europeu.
Durante os trabalhos, foi reforçada por unanimidade a importância da criação de uma sede permanente da CALRE em Bruxelas. Esta estrutura, que já foi objeto de comunicação oficial ao Comité das Regiões, é considerada pelos parlamentos membros como um passo fundamental para facilitar a articulação institucional e aumentar a influência das regiões junto das instâncias europeias.
A reunião ficou ainda marcada pela reeleição de Astrid Pérez, Presidente do Parlamento das Canárias, para um novo mandato à frente da CALRE. O Presidente Luís Garcia felicitou a homóloga, enaltecendo o trabalho desenvolvido no último ano e a continuidade de uma liderança focada na coesão das regiões.
A Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias reúne 72 presidentes de assembleias legislativas regionais europeias. Já a Comissão Permanente junta os representantes das Assembleias Regionais de Itália, Espanha, Bélgica, Alemanha, Áustria, Reino Unido (País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte), Portugal (Açores e Madeira) e Finlândia, com vista ao reforço dos laços de cooperação entre os parlamentos regionais europeus na defesa dos valores democráticos e autonómicos de cada região.
ALRAA/RÁDIOILHÉU






