
Mercados Internacionais
A sessão Ásia-Pacífico ficou marcada por fortes ganhos, depois de alguns índices em Wall Street terem fechado em máximos históricos. Os índices chineses estão a subir entre 1,70% e 2,50%, enquanto o índice japonês está a ganhar 1,65%.
Os índices de ações dos EUA terminaram ontem em máximos históricos, mesmo antes da decisão de hoje da Reserva Federal dos EUA (Fed) e da apresentação de resultados das principais empresas de tecnologia. O US100 fechou acima de 26.300 pontos, o US500 em 7.040 pontos e o US2000 em 2.685 pontos.
Os metais preciosos continuam a registar ganhos ainda mais extraordinários. O ouro está a subir mais 1,60% hoje para 5.260 dólares por onça, enquanto a prata está a subir 2,20% para 114,45 dólares por onça.
Calendário económico
O principal acontecimento de hoje – e de toda a semana – será a decisão sobre a taxa de juro da Reserva Federal dos EUA (Fed). Antes do anúncio da Fed, os mercados assistirão também à decisão política do Banco do Canadá. Além disso, os investidores estarão atentos aos resultados das principais empresas de tecnologia após o fecho da sessão de hoje nos EUA.
Expectativas da Fed:
● Os mercados não estão a prever praticamente nenhuma hipótese de redução das taxas na reunião de hoje.
● O primeiro corte é agora esperado apenas em julho. Os mercados também já não preveem dois cortes este ano, em linha com o gráfico de pontos apresentado em dezembro.
● Tendo em conta o estado atual da economia, há espaço para uma manutenção hawkish, sem uma orientação clara sobre quando a Fed poderá voltar à flexibilização.
No meio da atual turbulência geopolítica, a conferência de imprensa do Presidente da Fed, Jerome Powell, poderá revelar-se especialmente importante. A decisão em si já está totalmente calculada – a narrativa do mercado dependerá em grande medida do tom de Powell. Espera-se também que o Banco do Canadá mantenha as taxas inalteradas em 2,25%.
XTB/RÁDIOILHÉU

