ATUALIDADE | Governo dos Açores anuncia investimento superior a meio milhão de euros nos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores assinalou o seu 75.º aniversário numa cerimónia marcada pelo reconhecimento do percurso da instituição e pelo reforço do compromisso com a segurança da população da ilha.
Alonso Miguel, que presidiu à sessão comemorativa, destacou o papel estruturante do único Corpo de Bombeiros das Flores e o investimento continuado do Governo dos Açores na sua modernização e valorização.
O governante lembrou que, em 2025, foi entregue um reboque multivítimas a este Corpo de Bombeiros, num investimento aproximado de 100 mil euros, estando prevista, durante o primeiro semestre deste ano, a entrega de uma nova ambulância de socorro, no valor de cerca de 73 mil euros, bem como de uma viatura auto-comando, num investimento aproximado de 43 mil euros.
“Em 2027, entregaremos ainda um autotanque pesado, num valor superior a 300 mil euros, aumentando de forma significativa a capacidade de resposta deste Corpo de Bombeiros e dando resposta a uma ambição antiga”, adiantou.
“No espaço de apenas três anos, será realizado, por parte da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, um investimento superior a meio milhão de euros em equipamentos para esta Associação”, sublinhou também.
Na cerimónia, o Secretário Regional enalteceu “o percurso da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores e o extraordinário serviço prestado à população ao longo de gerações”, destacando igualmente a relevância operacional do Corpo de Bombeiros.
“Em 2025, foram registadas 425 ocorrências, um valor expressivo para a realidade da ilha das Flores, que traduz a capacidade operacional instalada, a qualidade da liderança, o empenho das equipas e o sentido de dever de todos os que vestem esta farda”, afirmou.
No plano das políticas públicas, o titular da pasta da Proteção Civil enquadrou este investimento numa estratégia clara de valorização do setor, sublinhando que o Governo tem “valorizado a profissão de bombeiro como nunca na Região”.
“A base remuneratória da carreira dos bombeiros nos Açores é hoje de 1.014 euros, mais 10% do que os valores praticados em Portugal continental”, tendo-se verificado “um aumento superior a 150 euros mensais na base da carreira apenas nos últimos dois anos”, destacou.
No domínio do financiamento, recordou que “foi criado e implementado o modelo de financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários”, salientando que durante muitos anos “não existiu qualquer política social estruturada dirigida aos bombeiros, sendo que o Estatuto Social do Bombeiro Voluntário atualmente em vigor nos Açores resulta de opções assumidas, trabalho continuado e uma visão clara sobre a importância de quem serve”.
Ainda neste âmbito, Alonso Miguel destacou o reforço dos benefícios sociais e dos incentivos ao voluntariado como uma dimensão concreta dessa política, referindo que “em dezembro foram pagos cerca de 180 mil euros em apoios aos bombeiros que cumpriram serviço operacional, o que representou mais de 400 euros por bombeiro”, e acrescentou ainda que “este mês será iniciada a atribuição dos apoios relativos ao ATL dos filhos dos bombeiros”, sublinhando que, no seu conjunto, “os benefícios sociais criados e implementados ultrapassam o meio milhão de euros”.
Ao nível operacional, Alonso Miguel salientou o plano de renovação da frota regional de viaturas vermelhas e amarelas, num investimento superior a cinco milhões de euros, bem como o reforço do dispositivo de emergência médica pré-hospitalar, garantindo uma ambulância por cada 10 mil habitantes.
No que respeita à segurança e proteção dos operacionais, o governante valorizou também os investimentos em Equipamentos de Proteção Individual, terminando-se o ano com a entrega de 300 mil euros em ARICAS.
Relativamente ao futuro próximo, o Secretário Regional afirmou que “ainda no primeiro semestre deste ano avançará um conjunto de investimentos estruturantes que reforçam, de forma direta, a capacidade operacional dos Corpos de Bombeiros dos Açores”, destacando a entrega de “mais duas viaturas de combate a incêndios, 17 viaturas auto-comando, uma por cada Corpo de Bombeiros, 70 monitores desfibrilhadores para apetrechamento das ambulâncias de socorro da Região e, ainda, mais 12 ambulâncias de socorro”.
A este esforço soma-se o investimento em curso no Centro de Formação do SRPCBA, com “a construção de uma torre de treino em altura, reforçando a qualificação e a preparação operacional dos bombeiros”.
Foi ainda destacado que, em 2026, a dotação do modelo de financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários dos Açores terá um reforço de 50%, ascendendo a um investimento global de 750 mil euros.
Alonso Miguel reafirmou, por fim, a determinação do Governo dos Açores em continuar a investir no reforço de meios, na valorização das carreiras e na consolidação de um sistema regional de Proteção Civil moderno e eficaz.
GRA/RÁDIOILHÉU






