ÚLTIMAS | Azores Airlines melhora eficiência de consumo em 2025 e reforça contributo para as metas ambientais do Grupo SATA

A frota da Azores Airlines alcançou, em 2025, uma melhoria expressiva na eficiência de consumo de combustível. Face a 2024, a operação registou uma redução de 2,96% no consumo por hora de voo, o que representa menos 67,6 kg por block hour*. No total anual, este ganho corresponde a poupança de 2 276 toneladas de Jet Fuel, estimadas em cerca de 1,82 milhões de dólares (800USD/Ton), o equivalente ao combustível necessário para operar, aproximadamente, 380 voos no percurso Lisboa–Ponta Delgada. Este desempenho permitiu ainda evitar a emissão de 7 192 toneladas de CO₂.
Este resultado reflete a aplicação consistente de práticas operacionais alinhadas com os padrões internacionais do setor. Por entre estas encontra-se a otimização do planeamento de voo (Flight Planning); a melhoria das operações de despacho e controlo operacional (Flight Dispach); procedimentos mais eficientes em terra (Ground Operations); a melhoria das operações de voo (Flight Operations); procedimentos adotados pelas equipas técnicas durante as várias fases do voo; redução de esperas no solo e no ar, sempre que possível, entre outras. É um esforço conjunto que envolve diversas equipas e a conjugação de esforços entre departamentos.
A companhia aérea tem outras ações planeadas com o objetivo de continuar a implementar procedimentos de otimização com vista a alcançar as suas metas ambientais, designadamente, a redução em 55% das emissões por passageiro [gCO2/PKM] até 2030, (considerando 2005 como ano de referência).
Programas e certificações que alicerçam a trajetória
Para assegurar um sistema de gestão ambiental robusto e específico para a aviação, as companhias do grupo aderiram ao programa IEnvA — IATA Environmental Assessment da IATA. Em 2023, a Azores Airlines e a SATA Air Açores tornaram-se as primeiras companhias portuguesas a alcançar este reconhecimento. A certificação foi, entretanto, renovada em 2025, alargando o âmbito às áreas de Manutenção e Engenharia, a par da renovação do registo IOSA (International Operational Safety Audit), que atesta a conformidade das companhias com rigorosos padrões internacionais de segurança operacional e a maturidade dos seus processos internos. Paralelamente, o Grupo SATA integra a Aliança para a Aviação com Emissões Zero (AZEA) e os Programas CORSIA da ICAO e EU ETS com a chancela da Comissão Europeia. Associou-se, igualmente, à Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA), uma iniciativa enquadrada no Roteiro Nacional para a Descarbonização da Aviação (RONDA).
SATA/RÁDIOILHÉU






