
Mercados Internacionais
Os futuros norte-americanos dos principais índices bolsistas negoceiam esta manhã em terreno positivo, depois de ontem o presidente norte americano, Donald Trump, ter sinalizado um acordo sobre a Gronelândia e uma respetiva pausa nas tarifas aplicadas aos países europeus.
Ontem, registaram-se movimentos significativos nos principais índices nas últimas duas horas de negociação. Já hoje, o destaque vai para o Nasdaq 100 (US100), que lidera com ganhos superiores a 0,40%
Nos futuros dos principais índices da Ásia-Pacífico, o sentimento é misto nas principais praças. Neste momento, observa-se que o Nikkei 225 (JP225) segue a valorizar mais de 1%. Em contraciclo, o índice que agrega as 50 maiores empresas chinesas regista perdas a rondar 0,50%.
Na Europa, o sentimento é igualmente positivo em praticamente todos os mercados acionistas, impulsionado pelo possível acordo sobre a Gronelândia. O principal destaque recai sobre o IBEX 35 (SPA35), que inclui as 35 maiores cotadas do mercado espanhol e que esta manhã já avança mais de 1,40%.
Calendário Económico
No calendário económico, e ainda antes da abertura da sessão norte-americana, serão divulgadas as minutas da última reunião do BCE e os dados do PIB norte-americano relativos ao 3T.
Durante a sessão americana, serão conhecidos os dados do PCE e do PCE Core (principal métrica seguida pela FED), relativos ao mês de novembro, tanto em termos anuais como mensais. Será também divulgado o indicador de Pedidos Contínuos de Subsídio de Desemprego. A meio da tarde, teremos ainda informação sobre os Inventários de Petróleo Bruto.
No atual contexto da temporada de resultados, destacam-se os resultados antes da abertura da sessão americana da Johnson & Johnson (JNJ) e da Charles Schwab (SCHW). Já após o encerramento da sessão, serão conhecidos os resultados da Kinder Morgan (KMI).
XTB/RÁDIOILHÉU

