
Mercados Internacionais
Os principais índices mundiais estão a reagir à escalada das tensões entre os EUA e Europa devido às intenções de Donald Trump querer avançar com a compra da Gronelândia e voltar a usar as tarifas como arma de chantagem.
Tarifas voltam a marcam o início da semana
O Presidente Donald Trump anunciou novas tarifas sobre os países europeus e o Reino Unido, que entrarão em vigor a 1 de fevereiro de 2026, a uma taxa de 10%, e que subirão para 25% a partir de 1 de junho se os Estados Unidos não obtiverem autorização para comprar a Gronelândia.
A lista de países abrangidos pelas tarifas inclui a Dinamarca, a França, a Alemanha, o Reino Unido, a Suécia, os Países Baixos e a Finlândia, sendo a iniciativa enquadrada como uma exigência motivada por considerações de segurança nacional.
Em resposta, a Europa e o Reino Unido delinearam de imediato medidas de retaliação, enquanto se mostraram dispostos a negociar antes de as tarifas entrarem efetivamente em vigor. Além disso, a União Europeia prepara-se para reintroduzir um pacote de 93 mil milhões de euros de direitos aduaneiros de retaliação sobre os produtos norte-americanos, que foi suspenso no ano passado e que poderá regressar automaticamente a 6 de fevereiro se as negociações falharem.
Calendário económico
A sessão de hoje é marcada pelas questões em torno da Gronelândia, sendo que o calendário económico para o dia de hoje encontra-se relativamente vazio. É importante também destacar o facto de ser feriado nos EUA e apenas os futuros estarão disponíveis para negociação.
XTB/RÁDIOILHÉU

