
Os futuros dos índices acionistas dos EUA estão a recuperar após dois dias de vendas, apoiados pelos últimos resultados da TSMC, que devem servir como um teste decisivo para gigantes da indústria de IA, como a Nvidia e a AMD.
Os futuros do Nasdaq lideram os ganhos (US100: +0,3%), seguidos pelo Russell 2000 (US2000: +0,25%), S&P 500 (US500: +0,15%) e Dow Jones (US30: +0,1%).
O sentimento na região Ásia-Pacífico é misto. O Nikkei 225 do Japão recuou ligeiramente em relação ao máximo histórico de ontem (-0,9%), à medida que as esperanças de mais apoio fiscal do governo esfriaram e os rendimentos dos títulos se recuperaram.
A TSMC registou um lucro recorde no quarto trimestre, com um aumento de 35% no lucro líquido, impulsionado pela forte procura por chips de IA e computação de alto desempenho, superando as estimativas consensuais. A receita ultrapassou NT$ 1 bilião pela primeira vez, enquanto os chips avançados abaixo de 7 nm representaram 77% das vendas. O crescimento está a ser impulsionado principalmente por clientes como Nvidia e AMD e pela expansão da IA. A empresa está a aumentar a capacidade de 2 nm, apoiando as suas perspetivas até 2026, embora a menor procura de smartphones possa limitar o crescimento.
A China está a trabalhar em regras para limitar o número de chips avançados de IA que as empresas locais podem comprar de fornecedores estrangeiros, como a Nvidia, informou a Reuters. Espera-se que as medidas assumam a forma de limites de encomendas, em vez de uma proibição total, após a aprovação dos EUA para as exportações de chips H200 e o aumento das tensões políticas.
Os metais preciosos estão a recuar acentuadamente após sua recente recuperação impulsionada pela persistente incerteza política e pelos riscos crescentes de intervenção dos EUA no Irão. A prata é a que mais cai, recuando para menos de 90 dólares (-4%, para 89,30 dólares), seguida pela platina (-3,2%, para 2.326 dólares). O ouro caiu 0,4%, para 4.606 dólares.
O petróleo Brent e o WTI interromperam a tendência de cinco dias, caindo cerca de 1,5%.
As criptomoedas também estão em correção: a Bitcoin caiu 0,8%, para 96.290 dólares, enquanto o Ethereum caiu 1,1%, para 3.315 dólares.
XTB/RÁDIOILHÉU

