
Incentivar pesquisa e inspirar arte contemporânea através de lendas, enquanto encontram talentos nas gerações mais novas, são alguns dos objetivos do projeto “Labregos” da associação MiratecArts, na ilha do Pico.
A primeira temporada do projeto aconteceu na Madalena em 2019-2020, a segunda temporada, nas Lajes do Pico, em 2023-2024 e agora em 2026 a associação volta ao básico para encontrar novos talentos para performance, teatro e cinema.“Através de workshops conseguimos incentivar o desenvolvimento deste projeto, assim como descobrir novos talentos,” admite Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts. “Com um sorriso, um movimento, um olhar na câmara, seja fotográfica ou de vídeo, podemos descobrir futuros rostos para projetos de performance, vídeo arte, publicidade ou até mesmo para castings de séries televisivas e cinema. Esta é uma oportunidade para colocar a mente no caminho certo.”
O projeto é para interessados, maiores de 16 anos, que se comunicam com a entidade via email info@mirateca.com com: nome, telefone, data de nascimento, e assim recebem todos os detalhes, até ao evento final planeado para as férias da primavera.
“Labregos não têm sexo, por isso todes são bem vindes,” admite Terry Costa. Para este projeto não é necessário “alho, bogalho e bolo do borralho” porque é aberto a todos que desejam participar, com ou sem experiência, tal como a rede de artistas açorianos www.miratecarts.com onde qualquer criativo da região consegue e deve inscrever-se para participar nos programas anuais.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU






