ATUALIDADE | José Manuel Bolieiro encerra no Faial roteiro de ciência e inovação com sessão sobre “Pensamento Computacional”

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, encerraram na terça-feira, na ilha do Faial, o roteiro de ciência e inovação iniciado na passada sexta-feira, em São Miguel, com passagens por Santa Maria e Faial.
O encerramento decorreu na Escola Básica Integrada da Horta, com a apresentação do projeto “Pensamento Computacional” e a participação numa aula com alunos do 1.º Ciclo, onde foram apresentadas várias atividades e desafios.
Na sessão, foi feito o enquadramento do projeto, com destaque para a sua implementação nas escolas dos Açores, a criação de conteúdos e atividades e o impacto já observado nas práticas letivas em alunos do 1.º Ciclo. Recorde-se que este projeto é pioneiro nos Açores e foi inicialmente implementado em 2021, pelo Governo de coligação liderado por José Manuel Bolieiro.
O projeto foi coordenado pelo professor Miles Berry, da Universidade de Roehampton, em Londres. No ano letivo 2021/2022, primeiro ano do projeto nos Açores, foi dada formação a todos os professores tutores das 29 escolas aderentes e foram criadas ferramentas a utilizar nos anos seguintes pelos alunos. Em 2022/2023, o projeto entrou em sala de aula, com atividades lúdico-didáticas dinamizadas pelos professores tutores. Está previsto o alargamento progressivo: para o próximo ano, abrangerá os 1.º e 2.º anos, avançando gradualmente até incluir alunos do 1.º ao 6.º ano.
José Manuel Bolieiro sublinhou que esta aposta “é investir nas competências do futuro desde os primeiros anos de escolaridade” e reforçou que “a inovação começa na escola”. No final, o Presidente do Governo enalteceu o trabalho feito na Região, defendendo que os Açores devem continuar a “aproveitar as capacidades instaladas” e a valorizar “o talento” existente nas escolas e nas comunidades educativas, criando condições para que o conhecimento se traduza em oportunidades e em desenvolvimento.
A iniciativa contou com a presença da Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, do Diretor Regional da Educação, Rui Espínola, e do Presidente do Conselho Executivo da EBI da Horta, Hildeberto Peixoto.
GRA/RÁDIOILHÉU






