ÚLTIMAS

AÇORES | Tarifas UE–EUA: Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu exige salvaguardas automáticas para proteger agricultores

108views

A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu (COMAGRI) quer mecanismos automáticos de proteção face às tarifas dos EUA para evitar impactos negativos nos mercados agrícolas e nos rendimentos dos produtores. Esta posição faz parte do parecer sobre o novo regulamento relativo às tarifas aplicáveis às importações provenientes dos Estados Unidos da América.

Para o eurodeputado André Franqueira Rodrigues, que acompanha este dossier em nome dos Socialistas Europeus, “Os EUA devem saber que a UE está também preparada para proteger os seus agricultores e que não basta falar em equilíbrio ou boa-fé. É preciso garantir, na prática, que a União Europeia pode agir rapidamente quando os seus agricultores são colocados sob pressão”.

Num momento particularmente sensível das relações comerciais e diplomáticas internacionais, a Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu defendeu que qualquer abertura do mercado europeu seja acompanhada de salvaguardas imediatas, nomeadamente a possibilidade de suspender automaticamente as concessões tarifárias sempre que se verifiquem aumentos anormais de importações ou quedas significativas dos preços pagos aos produtores europeus.

Sob proposta do deputado açoriano, o parecer da  Comissão da Agricultura defende igualmente um acompanhamento contínuo das importações agrícolas dos EUA, com dados públicos e regulares, permitindo identificar riscos para setores sensíveis como os lacticínios, a carne e determinadas produções hortofrutícolas.

Esta medida é particularmente relevante para regiões como os Açores, onde choques externos têm efeitos agravados sobre o setor agrícola que é também altamente dependente da estabilidade dos mercados.

Nos Açores, uma descida abrupta dos preços ou um aumento descontrolado das importações pode comprometer explorações familiares e economias locais inteiras. A política comercial europeia tem de reconhecer estas realidades e estar preparada para agir antes que os danos sejam irreversíveis”, sublinha André Franqueira Rodrigues.

Para o eurodeputado, que foi o representante dos socialistas europeus para este relatório na Comissão de Agricultura, “a abertura comercial deve ser acompanhada de instrumentos concretos de defesa do setor agrícola, de uma reciprocidade efetiva nas relações com os Estados Unidos e de uma proteção real dos territórios mais expostos.”

PE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.