ÚLTIMAS

ATUALIDADE | José Manuel Bolieiro afirma a “identidade” dos Açores como vantagem geopolítica e geoestratégica

| Foto: MM
110views

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, na continuação de um roteiro de ciência e inovação destinado a aprofundar o conhecimento sobre as capacidades instaladas na Região e a afirmar o potencial estratégico dos Açores nas áreas do espaço e do mar.

A visita, que começou na ilha de São Miguel, na passada sexta-feira, continuou hoje na ilha de Santa Maria, que José Manuel Bolieiro considera um ponto particularmente relevante no setor espacial, pela infraestrutura existente e pela ambição de desenvolvimento que o Governo dos Açores tem vindo a consolidar.

“Santa Maria é um ‘spot’ pela capacidade aqui instalada no que diz respeito ao acesso ao espaço e ao retorno de dados, que distribuímos pelo mundo para melhor conhecimento do que se faz no ar, no espaço, na terra e no mar”, afirmou.

Para o líder do executivo açoriano, a identidade geográfica do arquipélago, aliada às competências já instaladas, representa uma oportunidade de valorização nacional e europeia.

“A capacidade instalada que os Açores têm, junta com a nossa identidade geográfica e oportunidade, é geradora de valor acrescentado geopolítico e geoestratégico ao país”, sublinhou, defendendo que o reforço desta trajetória exige uma mobilização conjunta de investimento.

“Precisamos todos de fazer investimentos sinergéticos. Não podem ser só as capacidades do investimento público da Região ou do investimento privado dos empresários regionais, mas também no domínio nacional e até europeu”, acrescentou.

O governante salientou ainda que este contacto direto do Governo da República com as estruturas e projetos em curso permitirá consolidar uma visão mais clara sobre o seu alcance.

“Estou convencido de que o Senhor Ministro, agora melhor conhecedor destas capacidades, entenderá também melhor o seu potencial, o potencial dos Açores e o potencial de Portugal nos domínios da ciência, da tecnologia e desta nossa geografia, tanto na economia espacial como na economia azul”, afirmou, reforçando que “os Açores dão dimensão atlântica a Portugal como nenhum outro território do país — mas nós somos o país”.

Na ocasião, Fernando Alexandre reconheceu a importância crescente da Região no atual contexto internacional, afirmando que “os Açores hoje são uma Região que, no contexto geopolítico, são ainda mais importantes para Portugal e para a União Europeia”.

O Ministro destacou igualmente “a importância que a ciência e a inovação têm para o país”.

A agenda em Santa Maria incluiu visitas à Agência Espacial Portuguesa, ao Teleporto de Santa Maria e à Estação RAEGE – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, além de reuniões de acompanhamento sobre projetos em curso e perspetivas de desenvolvimento nesta área estratégica para a ilha e para os Açores. O programa contemplou ainda uma visita ao Centro de Lançamento da Malbusca, a apresentação de projetos para Santa Maria na sede da AEP e iniciativas ligadas a projetos educativos espaciais, envolvendo a Escola Básica e Secundária Bento Rodrigues.

O roteiro prossegue agora na ilha do Faial, onde a comitiva visita o Instituto OKEANOS, unidade de investigação da Universidade dos Açores, e participa em iniciativas dedicadas às tecnologias do mar, incluindo ações orientadas para a promoção de competências digitais em contexto escolar.

Esta visita reforça a cooperação institucional entre o Governo da República e o Governo dos Açores, num momento em que a Região afirma, de forma cada vez mais consistente, o seu contributo nas áreas do conhecimento, da investigação científica, da inovação tecnológica e das novas oportunidades ligadas ao mar e ao espaço.

Na visita à ilha de Santa Maria estiveram presentes a Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves, o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, o Vice-Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Eduardo Ferreira, o Presidente da EMA-Espaço, André Craveiro, e a Presidente da RAEGE, Luísa Magalhães.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.