
O vencedor da edição inaugural do MiratecArts Prémio Curta Pico, e primeiro filme de Luís Filipe Borges, “First Date”, volta a ser exibido na ilha do Pico, abrindo o Montanha Pico Festival.
“Orgulhoso açoriano, oriundo da ultraperiferia europeia e de um território com 230 mil habitantes espalhados por 9 ilhas que, apesar da distância, do isolamento e da sujeição permanente à intempérie, levam quase 6 séculos de história a escrever, esculpir, interpretar, produzir, filmar, compor, fotografar, etc, numa dança permanente da arte com a nossa beleza natural. Sou um velho apaixonado por comédias românticas e quis estrear-me como realizador com uma narrativa que as honrasse, divertisse o maior número possível de pessoas, dignificasse a extraordinária ilha do Pico e brincasse com alguns clichés desta categoria cinematográfica. Agora é vosso.” Foi assim que o realizador Luís Filipe Borges apresentou o filme, no passado mês de janeiro, para uma audiência repleta da indústria audiovisual açoriana, equipa do filme e picarotos curiosos.
O filme seguiu a distribuição, o qual foi apresentado em 50 festivais de 16 países e angariou 21 prémios, desde Portugal aos EUA, Reino Unido a Angola, Suécia à Índia, e os últimos galardões chegaram do Brasil. A crítica cinematográfica tem mencionado o filme, destacando todos os aspetos artísticos, desde a escrita, à fotografia e aos protagonistas.
A história de Santiago e Melissa, que namoriscam numa rede social, e decidem encontrar pela primeira vez na ilha do Pico, é apresentada na abertura do Montanha Pico Festival, na quinta-feira, 8 de janeiro, às 21h, no Auditório Municipal das Lajes do Pico. A entrada é livre e faz parte da sessão dedicada a obras produzidas nos Açores.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU






