ÚLTIMAS

HORTA | Orçamento de 2026 aposta na reabilitação da rede viária, parque escolar, habitação e apoio às famílias

102views

O Orçamento da Câmara Municipal da Horta para 2026 foi aprovado esta tarde na Assembleia Municipal da Horta, após apreciação e votação dos documentos previsionais do Município.

Para os investimentos previstos no Plano e Orçamento, aprovados por maioria na última reunião camarária, está alocado um montante global de 29.913.364,00 euros, refletindo uma estratégia orientada para o desenvolvimento sustentável do concelho e para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Este orçamento está alinhado com o compromisso assumido com os faialenses, visando a concretização de investimentos estruturantes, a resposta às necessidades das famílias e das empresas e a criação de condições para um Faial com futuro”, declarou o Presidente da Câmara Municipal da Horta.

“Para 2026, voltamos a colocar as pessoas no centro da ação municipal, reforçando o apoio às famílias, aos jovens e às instituições e assegurando simultaneamente a continuidade de projetos estruturantes para o concelho”, destacou Carlos Ferreira, realçando ainda que estes documentos previsionais integram um conjunto coerente de políticas públicas orientadas para a promoção da coesão social e para a melhoria efetiva da qualidade de vida.

Neste âmbito, assumem particular relevância os programas de apoio à habitação, com um investimento global de 7.951.671,00 euros, destacando-se o Programa Habitação Jovem +, o Faial Habita, o novo Faial Reabilita, bem como a construção de soluções habitacionais destinadas à fixação e atração de população na ilha do Faial.

No que respeita aos projetos de execução considerados prioritários, o Município da Horta evidencia investimentos na rede viária, com impacto direto na acessibilidade e no quotidiano dos munícipes, nomeadamente a reabilitação do eixo Algar–Courelas, da Rua da Vista Alegre e do Caminho Fundo.

“Trata-se de investimentos que representam cerca de 5 milhões de euros em obras municipais na rede viária da ilha do Faial”, sublinhou o edil faialense.

Para além da expansão do parque empresarial e dos investimentos nos setores da água e do ambiente, o Presidente da Câmara destacou ainda a aposta contínua nas áreas da ação social e da educação, garantindo a continuidade de programas estruturantes como o Nascer no Faial, o Programa Municipal de Apoio à Valência de ATL, a requalificação do parque escolar, o alargamento para o segundo ciclo do Kit Material Escolar, o Bolsa 12, as Bolsas de Mérito, o programa BackHome – De Volta ao Faial, a parceria no projeto Diabetes em Movimento e o Programa Faial em Forma.

“Este orçamento constitui um instrumento essencial para continuarmos a trabalhar em prol do Faial e da nossa comunidade, promovendo uma ilha mais desenvolvida, mais qualificada e mais humanizada”, conclui Carlos Ferreira.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.