AÇORES | Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática reforça frota operacional com aquisição de nove viaturas pick-up elétricas

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, procedeu hoje à entrega de cinco viaturas pick-up elétricas, de um conjunto de nove viaturas adquiridas para reforçar a frota operacional da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em todas as ilhas dos Açores, prevendo-se a chegada das restantes quatro viaturas já em janeiro.
De acordo com o governante, “trata-se de investimento superior a 730 mil euros, realizado no âmbito de uma ação piloto de promoção da descarbonização dos transportes da administração pública regional, integrada e cofinanciada pelo Projeto LIFE IP CLIMAZ”.
“Este investimento significativo, no âmbito do Projeto LIFE IP CLIMAZ, possibilitou colocar, de forma inédita, viaturas elétricas desta tipologia ao serviço da Administração Pública Regional, designadamente com a sua alocação aos Serviços de Ambiente e Ação Climática das nove ilhas dos Açores”, acrescentou.
Alonso Miguel sublinhou que “a aquisição destas viaturas representa mais um passo concreto rumo à descarbonização da frota automóvel da Administração Pública Regional, tendo por objetivo demonstrar que, atualmente, já é possível assegurar serviços operacionais de grande complexidade e exigência com soluções tecnológicas mais sustentáveis”.
As viaturas pick-up elétricas, de marca e modelo FOTON New e-Tuland 2025 PT, com cabine dupla, de cinco lugares e quatro portas, destacam-se pela sua robustez e versatilidade, oferecendo conforto e funcionalidade para equipas de trabalho operacional, mantendo uma caixa de carga metálica aberta com um volume útil 1 m³ e capacidade de carga até 905 kg.
O Secretário Regional acrescentou que em causa estão “viaturas totalmente elétricas, que contribuem para a redução de emissões e custos de operação, integrando um motor de 130 kW (177 cv) e uma bateria de 88,6 kWh, com uma autonomia que varia entre 360 km em ciclo combinado WLTP e 470 km em ambiente urbano, respondendo eficazmente às necessidades diárias dos serviços operacionais da Secretaria”.
“O equipamento de segurança destas viaturas inclui sistemas de ABS, controlo de estabilidade e tração, luzes LED, direção assistida e soluções práticas, como gancho de reboque e wall boxes para carregamento, reforçando a sua vocação profissional e sustentável”, continuou.
O Secretário Regional com a tutela do Ambiente explicou que “a utilização de viaturas pick-up é fundamental para determinados departamentos da administração pública, de natureza mais operacional, sendo que esta iniciativa permitirá, pela primeira vez, avaliar as capacidades reais de trabalho e o desempenho de veículos elétricos desta tipologia em ambientes e condições exigentes, marcados por uma topografia acidentada e irregular, como aqueles onde atuam diariamente os serviços operacionais da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática”.
“Para além do benefício ambiental direto, esta medida contribui para a redução dos custos de operação e manutenção da frota, reforçando simultaneamente a coerência das políticas públicas regionais no domínio da ação climática e da transição energética”, acrescentou ainda.
Alonso Miguel destacou que as novas viaturas dão resposta aos objetivos definidos pelo projeto LIFE IP CLIMAZ e contribuem diretamente para a implementação de uma das medidas previstas no Programa Regional para as Alterações Climáticas dos Açores, concretamente a medida TM3, que visa promover a descarbonização da frota automóvel na Região Autónoma dos Açores.
O Governante realçou que o Projeto LIFE IP CLIMAZ, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, representa uma peça-chave para a operacionalização do Programa Regional para as Alterações Climáticas, contando com uma dotação de cerca de 20 milhões de euros, cofinanciados em 60% pela União Europeia, a executar entre 2021 e 2030.
O Secretário Regional lembrou ainda que, no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ, “está prevista a implementação de um conjunto de medidas e intervenções complementares, como a instalação de 40 postos de carregamento para veículos elétricos, contribuindo para o aumento da disponibilidade de infraestruturas públicas e para a utilização demonstrativa de veículos elétricos em diferentes fins e serviços, no seio da administração regional e local”.
“Pretendemos que a administração pública dos Açores lidere pelo exemplo, adotando soluções que contribuam para a transição energética, para a neutralidade carbónica e para o desenvolvimento sustentável da Região”, concluiu Alonso Miguel.
GRA/RÁDIOILHÉU






