ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Luís Garcia defende acolhimento familiar como prioridade política nos Açores e destaca novo regime legal aprovado este ano

95views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, defendeu ontem, que o acolhimento familiar é “uma prioridade política e social estruturante na Região”, destacando a aprovação, este ano, pelo Parlamento Regional, de um novo regime de acolhimento familiar adaptado à realidade açoriana.

“A proteção destas crianças e jovens não pode ser fragmentada; deve ser assumida como uma prioridade coletiva”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa, na apresentação da campanha “Acolher é Proteger”, que aconteceu, em Ponta Delgada, reconhecendo que se trata de uma matéria que convoca todos a agir, desde decisores políticos e técnicos a famílias e cidadãos no geral. 

Considerando que o novo enquadramento legal do acolhimento familiar da Região contribui para “uma maior organização, transparência e rigor” na gestão das vagas disponíveis e no acompanhamento das famílias, o Presidente Luís Garcia alertou ainda que “a lei, por si só, não é suficiente” e que a sua concretização exige “recursos adequados, formação especializada e acompanhamento técnico permanente”, assim como “uma sociedade informada e sensibilizada para esta realidade”.

Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano deixou uma palavra de reconhecimento às instituições e a todos os profissionais que trabalham diariamente nesta área, muitas vezes em contextos exigentes e emocionalmente complexos, sublinhando que o seu trabalho é “essencial” pelo “enorme impacto que tem na vida de tantas crianças e jovens”.

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.