AGENDA | Governo dos Açores promove VII Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens

A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através do Comissariado dos Açores para a Infância (CAI), promove nos dias 11 e 12 de dezembro, no Auditório da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, o VII Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), subordinado ao tema “Valorizar as CPCJ para melhor proteger as crianças”.
A sessão de abertura, no dia 11, às 14h30, contará com uma mensagem de Emanuel Areias, Presidente do CAI, com a presença da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Chefe de Divisão de Apoio às Respostas Sociais do ISSA, Marta Gonçalves, em representação da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
Segue-se a conferência de Ana Mesquita, investigadora da Universidade do Minho e do ProChild CoLAB, subordinada ao tema “Infância, adversidade e desenvolvimento: Da ciência à ação pública e coletiva” e um painel de boas práticas na garantia dos direitos das crianças nos Açores com representantes da CNPDPCJ, da Associação Olhar Poente, do Colégio São Francisco Xavier, da Escola Secundária Vitorino Nemésio e da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
No dia 12, pelas 09h30, Carmen Ventura, Coordenadora da Equipa Técnica Operativa do CAI, apresenta o “Retrato das CPCJ nos Açores”. Às 10h30 intervém Paulo Macedo, jurista da CNPDPCJ, sobre as “Virtudes e Desafios das CPCJ”, seguindo-se um debate moderado por Conceição Lopes, Conselheira do Comissariado e representante da Procuradoria-Geral da República.
À tarde, Nuno Pavão Nunes, psicólogo da UpMind Academy, apresenta a sessão dedicada ao bem-estar e prevenção do ‘burnout’ dos profissionais das CPCJ.
As conclusões do Encontro serão apresentadas por Cláudia Rodrigues, Presidente da CPCJ de Ponta Delgada, e contarão com a presença da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, estando o seu término previsto para as 16h45.
Tal como nas edições anteriores, o Encontro Regional das CPCJ constitui um momento privilegiado de formação, reflexão e partilha entre profissionais, reforçando a articulação interinstitucional e a qualidade das respostas no âmbito da prevenção e intervenção junto de crianças e jovens em perigo.
A realização desta VII edição sublinha a prioridade assumida pelo Governo dos Açores em valorizar as CPCJ e em promover políticas sustentadas que garantam a proteção integral dos direitos das crianças e jovens no arquipélago.
GRA/RÁDIOILHÉU






