ÚLTIMAS

TERCEIRA | Alonso Miguel entrega viatura de combate a incêndios à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo

| Foto: SRAAC
89views

O Governo dos Açores reforçou na segunda-feira os meios de proteção e socorro no concelho de Angra do Heroísmo e na ilha Terceira, com a entrega de um novo Autotanque Pesado à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, num investimento de cerca de 350 mil euros. 

A cerimónia integrou as comemorações do Dia da Padroeira da instituição e assinalou igualmente o 103.º aniversário desta associação, que há mais de um século serve a comunidade angrense.

Na ocasião, Alonso Miguel recordou que a corporação de Angra do Heroísmo já tinha recebido, no final de junho, uma Ambulância de Socorro, no valor de 90 mil euros, sublinhando que a entrega do Autotanque Pesado vem dar sequência ao esforço de renovação e reforço de meios que o Governo tem desenvolvido em toda a Região.

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, que tutela a Proteção Civil, referiu que esta nova viatura constituiu “um salto qualitativo na capacidade de transporte de água, autonomia e robustez em cenários de combate a incêndios, reforçando de forma significativa a capacidade operacional do corpo de bombeiros”.

O governante salientou também o elevado volume de atividade registado pela corporação, que entre 1 de janeiro de 2024 e este domingo contabilizou mais de 8.600 ocorrências, traduzindo aquilo que qualificou como “a força do produto operacional, mas também a qualidade da liderança, o empenho das equipas e o sentido de dever que caracterizam esta instituição”. 

No contexto das comemorações do 103.º aniversário, Alonso Miguel destacou a “longa história e vitalidade” da associação, construída “por gerações de homens e mulheres dedicados, corajosos e com profundo sentido de serviço público”, sublinhando que o percurso destes bombeiros representa “um legado de serviço que honra a associação e os Açores e que continua a ser exemplo de resiliência e espírito de missão”. 

Durante a cerimónia, o Secretário Regional reafirmou o compromisso do Governo para com a modernização e valorização do setor dos bombeiros, recordando medidas já concretizadas, como a valorização das carreiras e aumento remuneratório dos bombeiros, a renovação da frota de viaturas vermelhas e amarelas, o reforço do dispositivo de emergência médica pré-hospitalar; a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual e a atualização dos benefícios sociais atribuídos aos bombeiros. 

Nesse contexto, o Secretário Regional destacou que “o Governo continuará a executar um conjunto alargado de investimentos estruturantes, designadamente com a entrega de duas novas viaturas de combate a incêndios às Associações de Vila Franca do Campo e de São Roque do Pico, a disponibilização de 17 veículos auto-comando, um para cada corpo de bombeiros da Região, a entrega de 70 monitores desfibrilhadores para as ambulâncias de socorro, a distribuição das ARICAS adquiridas num investimento superior a 300 mil euros, e a continuação das obras no Centro de Formação do SRPCBA, incluindo a construção de uma nova torre de treino em altura”.

Para 2026, o Secretário Regional realçou ainda o aumento de 50% das verbas alocadas ao modelo de financiamento das Associações de Bombeiros, de 500 mil para 750 mil euros, e a entrega prevista de 12 novas ambulâncias de socorro, uma das quais destinada à corporação de Angra do Heroísmo. 

Alonso Miguel encerrou a intervenção frisando que “contra factos não há argumentos” e que “a valorização dos bombeiros não é apenas um discurso, é uma realidade concreta e visível”, reiterando que o “Governo continuará a reforçar meios, valorizar carreiras e trabalhar lado a lado com associações e municípios para garantir previsibilidade, estabilidade e sustentabilidade no setor dos bombeiros”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.