
Mercados Internacionais
A sessão de ontem nos Estados Unidos terminou com uma forte recuperação, com o Nasdaq a subir 2,69%, o S&P 500 1,55% e o Dow Jones 1,4%, com os ganhos a serem suportados pelo aumento das probabilidades de uma descida das taxas de juro da Fed.
Os comentários mais recentes de membros da Reserva Federal dos EUA (Fed), incluindo Mary Daly, Christopher J. Waller e John Williams, indicaram que um corte nas taxas em dezembro é cada vez mais provável e voltaram a referir que a decisão dependerá dos dados económicos atuais, incluindo a inflação, a dinâmica do mercado de trabalho e a saúde do sector industrial. Neste momento, as probabilidades rondam os cerca de 70 a 75% a probabilidade de um corte nas taxas em dezembro.
Na Ásia, os índices registaram ganhos ligeiros, seguindo o impulso positivo de Wall Street: Nikkei 225 subiu 0,14%, Hang Seng de Hong Kong 1,2% e, Shanghai Composite, 1,1%, enquanto o S&P/ASX 200 da Austrália registou uma ligeira descida de 0,1%.
Calendário económico
A sessão de terça-feira deverá ser marcada pelos dados vindos da Europa e dos Estados Unidos.
Os dados macroeconómicos de hoje incluem, os resultados preliminares do PIB da Alemanha, a a inflação medida através do IPP na Suécia e nos EUA, as vendas a retalho na Polónia e nos EUA e os índices de preços dos imóveis.
As atenções centrar-se-ão igualmente nos discursos dos membros da Comissão Executiva do Banco Central Europeu e nos dados semanais sobre os inventários de petróleo nos EUA que serão publicados à noite.
Ainda assim, o principal foco do mercado será sobre os resultados do PPI dos EUA e das vendas a retalho.
XTB/RÁDIOILHÉU

