
Mercados Internacionais
Wall Street teve ontem uma sessão mista, com a queda de 3% das ações da Nvidia a desviar o capital para empresas mais tradicionais. O Dow Jones valorizou quase 1,2%, atingindo um novo máximo histórico, enquanto o Nasdaq fechou em baixa (-0,3%).
Atualmente, os futuros dos principais índices estão a ser negociados em alta, apoiados pelas expectativas em torno da votação na Câmara dos Representantes do projeto de lei que poderá pôr fim ao encerramento recorde do governo (US100: +0,3%, US500: +0,2%, EU50: +0,1%).
Na região da Ásia-Pacífico, o sentimento permanece misto:
· Os índices HK.cash e o CNH.cash estão a subir cerca de 0,35-0,4%, apoiados por uma recuperação das acções tecnológicas e pelo otimismo nos sectores cíclicos.
· O JP225, no entanto, está a ser negociado em baixa, influenciado por uma venda de ações da SoftBank, depois de esta ter vendido a sua participação na Nvidia.
Calendário económico
Espera-se que a sessão de hoje seja relativamente calma em termos de publicações macroeconómicas, mas a atenção dos investidores estará concentrada na votação, pela Câmara dos Representantes dos EUA, do projeto de lei sobre a despesa federal aprovado pelo Senado, que poderá pôr fim ao encerramento do governo durante mais de 40 dias. Muitos democratas já se comprometeram a bloquear o projeto de lei.
De uma perspetiva macro, os eventos mais importantes serão os discursos dos membros da Reserva Federal dos EUA (Fed) e do Banco Central Europeu (BCE), particularmente relevantes para a volatilidade do EUR/USD.
As expectativas de um corte de taxas em dezembro nos EUA estão lentamente a voltar, uma vez que os dados recentes do ADP mostraram uma redução média semanal nos empregos de cerca de 11.000 nas últimas quatro semanas. Para o mercado petrolífero, os principais eventos serão o lançamento do relatório da OPEP e os dados da API sobre os inventários de petróleo dos EUA.
Em Wall Street, os resultados trimestrais das empresas serão divulgados pela Cisco Systems, Tencent Music Entertainment e Circle Internet.
XTB/RÁDIOILHÉU

