
Mercados Internacionais
Os mercados da Ásia-Pacífico começaram esta semana com uma nota claramente positiva, impulsionados pelas expectativas que o fim do encerramento do governo dos EUA esteja para breve.
O Senado dos EUA aprovou o primeiro projeto de lei necessário para reabrir a administração por uma votação de 60-40, e os meios de comunicação social indicaram que existem agora votos suficientes para quebrar o impasse.
A esperança de um compromisso em Washington impulsionou o sentimento dos investidores globais, enfraqueceu o dólar e apoiou as moedas asiáticas. Os índices de ações regionais registaram fortes ganhos:
O Nikkei 225 do Japão subiu 1,15%, o Hang Seng de Hong Kong ganhou 0,51%, o S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,66%, enquanto o Shanghai Composite permaneceu estável.
Calendário económico
Espera-se que o início da semana seja relativamente calmo em termos de publicações de dados económicos, o que apoia a estabilidade do mercado e permite que os investidores se concentrem nos desenvolvimentos geopolíticos.
As esperanças de que o shutdown do governo americano esteja perto de terminar está a impulsionar o sentimento nas bolsas mundiais.
Não obstante, os investidores estão atentos aos novos movimentos das moedas, do ouro e das criptomoedas, que refletem um otimismo crescente quanto à estabilização da situação económica mundial.
XTB/RÁDIOILHÉU

