
Mercados Internacionais
Os índices da Ásia-Pacífico estão a ser negociados de forma mista. Os índices chineses caem 0,10-0,70%, o JP225 do Japão ganha 0,05%, enquanto o AU200.cash da Austrália cai 0,54%.
A sessão de ontem foi marcada por fortes quedas nos índices acionistas americanos e europeus. Esta manhã os futuros de ambos os continentes estão a mostrar sinais de ligeira recuperação.
A Tesla aprovou um pacote de remuneração maciço baseado no desempenho a 10 anos para Elon Musk, no valor de 1 bilião de dólares, associado a marcos como 20 milhões de veículos vendidos anualmente, 1 milhão de robotaxis, 1 milhão de robôs humanóides e um aumento da capitalização bolsista de 1,5T para 8,5T. Para efeitos de comparação, em 2024, a Tesla entregou mais de 1,7 milhões de veículos elétricos.
Calendário económico
O calendário económico de hoje é relativamente leve. Ainda não há lançamentos económicos do governo, e o encerramento do governo dos EUA está a ser o mais prolongado da história.
Os momentos mais importantes de hoje serão provavelmente os discursos públicos dos membros da Reserva Federal dos EUA (Fed). John Williams, da Fed de Nova York, e o vice-presidente da Fed, Philip Jefferson, estarão em destaque.
Além disso, foram recebidos dados do mercado de trabalho do Canadá que, embora importantes, terão um impacto limitado nos mercados financeiros globais. Não obstante, o mercado também estará atento aos dados da Universidade de Michigan sobre as expectativas de inflação.
XTB/RÁDIOILHÉU

