AGENDA

TERCEIRA | Cerimónia de entrega do Prémio Vitorino Nemésio realiza-se a 3 de novembro na Praia da Vitória

Design sem nome - 1
304views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, preside, no próximo dia 3 de novembro, à cerimónia de entrega do Prémio Literário Vitorino Nemésio, a ter lugar pelas 18h00, no foyer do Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, integrando o programa do Festival Literário Outono Vivo.

A sessão inicia-se com as boas-vindas da Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, seguindo-se o anúncio do vencedor da primeira edição do prémio, a cargo do Presidente do Júri, Professor Doutor Eduardo Ferraz da Rosa, que fará uma breve nota de enquadramento sobre o mérito literário da obra distinguida.

Segue-se o momento da entrega do prémio ao vencedor, pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e pelos membros do júri, os quais serão também reconhecidos pela ALRAA pelo contributo prestado nesta primeira edição.

A cerimónia termina com um momento musical protagonizado por João da Ilha (voz e guitarra), que interpretará temas inspirados em poemas de Vitorino Nemésio, evocando o legado literário e afetivo do autor.

O livro Irma, obra vencedora do Prémio Literário Vitorino Nemésio, será apresentado publicamente logo após a cerimónia, no bar da Academia de Juventude e das Artes, ficando a apresentação da obra a cargo da Professora Doutora Leonor Almeida.

Recorde-se que o Prémio Literário Vitorino Nemésio, criado pela Resolução da ALRAA n.º 12/2024/A, pretende homenagear o poeta e escritor açoriano, perpetuando o seu nome e elevando a cultura da Região Autónoma dos Açores, valorizando a açorianidade na cultura portuguesa e incentivando a criação literária e o gosto pela leitura e pela escrita.

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.